A importância da afetividade na Creche

Autores

  • Marinéa Figueira Rodrigues Universidade Severino Sombra
  • Rosângela Batista Freire Escola Municipal Prefeito Severino Ananias Dias

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v8i1.924

Palavras-chave:

Afetividade, Criança, Creche, Desenvolvimento Infantil

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da creche para o desenvolvimento infantil onde o brincar, como proposta pedagógica, e a afetividade devem fazer parte do currículo dessas instituições, tendo como princípio o cuidar e o educar como conteúdo indissociável nessa tarefa. A creche deve ser um lugar prazeroso onde a criança brinca para aprender e aprende para brincar, para se socializar, se desenvolver e crescer em conjunto e em interação com seus pares. Nesse contexto, o afeto é um elemento de extrema importância durante todo o processo de ensino-aprendizagem, devendo permear todo o planejamento da prática pedagógica, pois é também nessa etapa, que o indivíduo forma hábitos, valores, atitudes construindo as bases de sua personalidade. Partindo dessa premissa buscou-se livros de autores que versam sobre o assunto assim como documentos que legitimam os direitos da criança a uma educação de qualidade. 

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Biografia do Autor

Marinéa Figueira Rodrigues, Universidade Severino Sombra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1981).Pós - Graduada em Problemas do Desempenho Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é Coordenadora Adjunta, Diretora dos Cursos Técnicos da Universidade Severino Sombra- Campus/Maricá e Coordenadora do Curso de Pedagogia,Professora Assistente II , Membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso da Universidade Severino Sombra -Vassouras/RJ. Presidente do FIES- USS Campus Maricá, Membro do PROUNI USS-Campus Maricá, e Professora Aposentada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: .CRIANÇA. INTEGRAÇÃO. FAMÍLIA. ESCOLA. APRENDIZAGEM. CRECHE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Coordena o seguinte projeto de pesquisa:Trajetórias de vida nas vozes de educadores maricaenses.

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Publicado

06/01/2017

Edição

Seção

Dôssie Temático: Resiliência e Afetividade