Padrões em Matemática - Resenha

Autores

  • Marcelo Bergamini Campos Rede Municipal de Ensino de Barbacena/MG

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v8i1.919

Resumo

A obra, coordenada por Isabel Vale e Teresa Pimentel, é apresentada em quatro secções. Resultado de uma investigação conjunta desenvolvida por professores e pesquisadores que atuam em diferentes segmentos de ensino de Portugal, tem por alvo discutir e apontar vantagens da abordagem de padrões na Matemática da Educação Básica. Diante deste entendimento, os autores oferecem um consistente material de apoio constituído por tarefas que podem ser aplicadas em sala de aula associadas a uma pertinente fundamentação teórica. Trata-se, portanto, de um livro que pode interessar a professores e pesquisadores em Educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bergamini Campos, Rede Municipal de Ensino de Barbacena/MG

A partir da graduação em Matemática pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1989), cursei a Especialização em Educação Matemática: Educação Geométrica na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008). Na sequência, cursei o mestrado na mesma instituição (2012). Atuei na rede estadual de ensino de Minas Gerais durante dez anos e, atualmente, sou professor da rede munipal de ensino de Barbacena. Enquanto pesquisador, meu interesse é pela investigação e análise/leitura da produção de significados dos estudantes com vistas a uma intervenção mais efetiva em sala de aula . Atualmente sou membro do NIDEEM - Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática da UFJF.

Referências

DEVLIN, K. Matemática: a ciência dos padrões. Porto: Porto ditora, 2002.

VALE, I.; PIMENTEL, T. (Coord.). Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino básico. 1ª Edição. Lisboa: Texto Editores, 2011.

Downloads

Publicado

06/01/2017

Edição

Seção

Resenha