A importância da leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental I

Autores

  • Marinéa Figueira Rodrigues Universidade Severino Sombra
  • Sheila Alves Diniz Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v7i2.475

Palavras-chave:

Criança. Educação. Ensino Fundamental. Leitura.

Resumo

O presente estudo objetivou investigar a importância da leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, ressaltando a relevância dessa temática como condição essencial para a formação de leitores proficientes. A partir de um breve relato sobre a gênese da Leitura e sua evolução, elaborou-se uma análise minuciosa sobre sua origem desde a Antiguidade até a ampliação de seu conceito no mundo contemporâneo. Dentro deste contexto, destacam-se também a relevância da leitura no contexto escolar, o trabalho com a leitura nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, o papel da escola na formação de leitores críticos e a formação do aluno leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinéa Figueira Rodrigues, Universidade Severino Sombra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1981).Pós - Graduada em Problemas do Desempenho Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é Coordenadora Adjunta, Diretora dos Cursos Técnicos da Universidade Severino Sombra- Campus/Maricá e Coordenadora do Curso de Pedagogia,Professora Assistente II , Membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso da Universidade Severino Sombra -Vassouras/RJ. Presidente do FIES- USS Campus Maricá, Membro do PROUNI USS-Campus Maricá, e Professora Aposentada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: .CRIANÇA. INTEGRAÇÃO. FAMÍLIA. ESCOLA. APRENDIZAGEM. CRECHE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Coordena o seguinte projeto de pesquisa:Trajetórias de vida nas vozes de educadores maricaenses.

Referências

AGUIAR, Vera. Ler é pra cima! Porto Alegre: Projeto, 2007.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2006.

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais( PCNs): Língua Portuguesa – Volume 2, Brasília: MEC/SEF, 1997.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a literatura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo; PAULINO, Graça. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola In: ZILBERMAN, Regina; RÔSING, Tânia M. K. ( Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

DWYER, Edward J. , DWYER, Evelyn E. Como as atitudes do professor influenciam o progresso da leitura. In: CRAMER, Eugene H; CASTLE, Marrietta. (Orgs.). Incentivando o amor pela leitura. Porto Alegre: Artmed, 2001.

FOUCAMBERT, Jean. A leitura em questão. Porto Alegre: Artmed, 1994.

KRIEGL, Maria de Lourdes de Souza. Leitura: um desafio sempre atual. Revista PEC, Curitiba. 2002.

LOMAS, Carlos. Alfabetização midiática e educação crítica: A mídia e a construção social do conhecimento In: PÉREZ, Francisco Carvajal; GARCÍA, Joaquín Ramos. (Orgs.) Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Porto Alegre: Artmed, 2001.

MARIA, Luzia de. Leitura & colheita: livros, leitura e formação de leitores. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, Cláudio Henrique. QUEIROZ, Cristina Maria de. Leitura em sala de aula: a formação de leitores proficientes. RN, 2009.

ROJO, Roxane . Letramento e capacidade de leitura para a cidadania.– SP: LAEL/PUC, 2002.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZILBERMAN, R. Literatura infantil: livro, leitura, leitor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.

________. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÔSING, Tânia M. K. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

Downloads

Publicado

12/15/2016

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua