Jogos Eletrônicos e Saúde

Autores

  • Edson Swendsen Ferreira da Rocha Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Eduarda Bezerra Lacerda UFPB
  • Elizara Carolina Marin Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este trabalho é caracterizado como uma revisão sistemática. Identificamos que investigações sobre o potencial terapêutico dos jogos eletrônicos se configuram como uma lacuna epistemológica na educação física. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o uso dos jogos eletrônicos para intervenção na saúde, resultantes de pesquisas publicadas, apontando seus possíveis usos na Educação Física. O levantamento de dados foi realizado nas bases: Lilacs, Medline, Scielo, Science Direct e Google Acadêmico. Como resultados, foi constatada uma disparidade regional no quantitativo de estudos publicados no Brasil, na qual o Nordeste possui a maior concentração de artigos. Além disso, a maior parte das produções sobre a temática foi realizada por universidades públicas, com o público infanto-juvenil mais evidenciado. O uso de videogames ativos foi o mais utilizado, mostrando-se promissor em diversos parâmetros de saúde analisados. Concluímos que as pesquisas apontam para a importância dos jogos como meio terapêutico eficiente no cuidado com a saúde.

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Publicado

12/26/2023

Edição

Seção

Dossiê temático I: e-Sports