Jogos Eletrônicos Para Além Do Entretenimento E Da Violência: Uma Revisão Narrativa

Autores

  • Rafael Felipe Pires Leite Universidade do estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Edna Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4088

Resumo

Ampliar o olhar sobre os jogos eletrônicos e a sua relação com a violência é uma perspectiva contrária ao senso comum. Considerando que os jogos são uma fonte de entretenimento, o objetivo é realizar uma discussão teórica acerca do conceito de jogo, de jogos eletrônicos e da violência, a fim de relativizar a associação de influência negativa. São apresentadas definições do conceito de jogo e de sua manifestação, para depois nos debruçarmos sobre os conceitos de jogos eletrônicos, suas especificidades, seguindo, ao discutir a violência e as diferentes formas em que se expressa, para além dos jogos. A partir de uma revisão narrativa da literatura, buscamos elaborar uma contribuição para o campo de pesquisas sobre os jogos eletrônicos que possuem representações de violência e, desse modo, entender e ampliar a percepção dessa relação. Concluímos afirmando que é possível utilizar o jogo como uma forma de elaboração, para além do entretenimento e da representação da violência.

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Publicado

12/23/2023

Edição

Seção

Dossiê temático I: e-Sports