A cultura do espetáculo nos esports:

reflexões iniciais de um esporte emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4078

Resumo

O fenômeno contemporâneo dos eSports envolve competições organizadas de jogos eletrônicos de forma desportiva e profissional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi trazer possíveis aproximações entre os aspectos socioculturais dos eSports com a cultura do espetáculo, observando os seus impactos midiáticos, econômicos e sociológicos. Para tanto foi realizado um ensaio com reflexões acerca popularidade e profissionalismo dos eSports, trazendo algumas considerações sobre a sua espetacularização. Dessa forma, destaca-se que o cenário espetacularizado dos eSports que envolvem eventos, competições, transmissões em diferentes mídias, patrocinadores e espectadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Carvalho da Silva Mocarzel, Universidade de Vassouras - UNIVASSOURAS

INFORMAÇÕES GERAIS & CONTATOS: Dupla nacionalidade: brasileiro e português. Nascido e criado em Niterói / RJ. Reside hoje na mesma cidade. Atua majoritariamente no campo profissional em diversos locais do estado do Rio de Janeiro. Contato: (21)969810106. Email: [email protected]. Redes sociais (em geral): @rafaelmocarzel. FORMAÇÕES ACADÊMICAS: Doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (UP / Portugal); Mestrado em Ciências da Atividade Física e Licenciatura Plena em Educação Física (UNIVERSO / Brasil); Especialização (Lato Sensu) em Acupuntura (ANHANGUERA / Brasil). FORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Professor (Faixa Preta) em 6 estilos de Kung-Fu (Garra de Águia, Tai Chi Chuan, Shuai Jiao, Sanda/Sanshou e Wushu Moderno: Norte & Sul). Instrutor de Pilates e Dança (zouk e forró/xote). Atua também com Terapias Holísticas e Massagens. ATUAÇÕES ACADÊMICAS: É professor dos cursos de graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de Vassouras. Integra 3 grupos de pesquisa: 1) Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Universidade do Porto (CIFI2D); 2) Grupo de Psicofisiologia e Performance em Esportes & Combates (UFRJ); e 3) Grupo Caminhos Marciais, Humanidades e Educação Integral (EDUCAM). Atualmente estuda as Artes Marciais em suas diversas áreas de atuação, o Olimpismo, a Filosofia e Sociologia dos Esportes, os Jogos e eSports, História do Desporto, Terapias Holísticas e Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS). Autor de livros, capítulos de livros e artigos (nacionais e internacionais). OUTRAS ATUAÇÕES: Membro da Câmara de Lutas e Artes Marciais e da Comissão de Professores de Niterói e Adjacências do CREF-1. Fundador e Ex-Presidente da Associação de Kung-Fu Shaolin de Niterói (AKSN). Ex-Diretor da Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ). Docente em academias há mais de 20 anos. Terapeuta holístico há mais de 15 anos. Pesquisador e docente universitário há mais de 10 anos.

Bruna Santana Anastácio, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Graduação em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2019). Mestre em Educação na linha de Educação e Comunicação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Doutora em Educação na linha de Educação e Comunicação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora formadora do Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares - EAD/UFSC e como tutora a distância no Curso de Especialização em Linguagens e Educação a distância - EAD/UFSC. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Mídias - Edumídia - CNPQ/UFSC, faz parte do Programa de Formação e Intervenção em Jogos e Cognição - UFSC e do Núcleo de Produção de Conteúdos Digitais Lúdicos - PROEX/UFSC. Desenvolve pesquisas com os jogos digitais em contexto escolar e sistematiza um programa lúdico de intervenção para o aprimoramento das funções executivas de crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

Anna Cristina Brisola, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM / Universidade federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ - Mar. 2021. Prêmio CAPES de Teses 2022 Título: COMPETÊNCIA CRÍTICA EM INFORMAÇÃO COMO RESISTÊNCIA À SOCIEDADE DA DESINFORMAÇÃO SOB UM OLHAR FREIRIANO - Diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas. Mestre em Ciência da Informação - IBICT/UFRJ - Mar. 2016. Professora/Tutora das Graduações de Jornalismo, Publicidade e Design (2021) Formada em Comunicação Social - Jornalismo na UNISUAM em 2012/2. Formada em Comunicação Social - Publicidade da UNISUAM em 2013/2. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoria e Assessoria de comunicação. e imprensa. Membro do grupo de pesquisa Perfil-i (Perspectivas Filosóficas em Informação); Membro do grupo de pesquisa ESCRITOS (Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social); Membro do grupo Rede Coinfo. Pesquisas com enfoque em Competência Crítica em Informação, Desinformação, Fake News, Cidadania, participação cidadã, meio digital.

Downloads

Publicado

12/23/2023

Edição

Seção

Dossiê temático I: e-Sports