Educação no Brasil Diante da Crise: Escancarando o Fracasso Estrutural Escolar Antes e Durante a Pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4072

Resumo

O fracasso escolar é resultado de uma complexa interação de vários elementos, incluindo a formação dos professores e as diferenças sociais, que não podem ser analisados de forma isolada. Assim, o objetivo da presente narrativa descritiva-bibliográfica e comparativa deste estudo reside em analisar, descrever e comparar o fenômeno do fracasso escolar antes e durante o contexto da pandemia da COVID-19. O método utilizado foi o descritivo-bibliográfico e comparativo. Os corpora utilizados neste artigo dialogaram com a problemática abarcada neste estudo. Para responder à pergunta central, o estudo evocou pensadores influentes no que tange ao tema do fracasso escolar: Charlot (2000; 2005), Navarro et al. (2016), Petersen; Meneghel; Rausch (2023), Patto (2015), Moscovici (2003), Lahire (1998), Prioste (2020), Sucupira et al. (2014), Souza (2010), Paes e Scichitano (2008), Bianchi (2005), Vygotski (2012), Gilly (2001), Codo e Vasquez-Menezes (1999), Lahire (1998) e Moscovici (2003). O presente estudo considerou na análise dos corpora, que relatam o fracasso escolar antes e durante a pandemia da COVID-19, a evidente mudança significativa no fenômeno do fracasso escolar durante esse período. Assim, antes da pandemia, as pesquisas identificaram várias causas para o fracasso escolar, incluindo problemas disciplinares e psicológicos dos alunos, falta de apoio político, desvalorização profissional dos professores, problemas de aprendizagem e falta de apoio da família, entre outros. Era um cenário complexo, no qual diversos fatores contribuíam para o insucesso dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Menino de Macêdo Júnior, UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possuo bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário Natalense - UNICEUNA (2020). Tenho experiência em Epidemiologia, Saúde Pública e microbiologia, com foco em trabalhos de pesquisa relacionados a Perfis Sociodemográficos e Epidemiológicos da Saúde Pública, investigação de surtos, epidemias e pandemias causadas por microrganismos.

Atualmente, sou discente no curso de Letras - Língua Portuguesa, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Minhas áreas de atuação estão voltadas para a Linguística Textual, Argumentação, Análise do Discurso, Estudos Morfossintáticos na perspectiva da Gramática Descritiva e Metodologia do Trabalho Científico. Desempenho o trabalho de consultoria de Trabalhos Científicos, realizando revisão ortográfica e escrita acadêmica. Além disso, tenho habilidades em produção e correção de textos direcionados ao gênero acadêmico-científico, como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), Monografias, Dissertações e Artigos Científicos.

Em 2022, fui bolsista PIBIC/UERN, onde participei do projeto intitulado "O ETHOS DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DA POLÍTICA DE GÊNERO NO BRASIL". Nesse projeto, explorei a análise da política de gênero no Brasil, focando no ethos da governadora Fátima Bezerra. Atualmente, faço parte do GPELL - Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura, desempenhando atividades acadêmicos científicas.

Leonardo José Barreira Danziato, Universidade de Fortaleza- UNIFOR

Professor Doutor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, coordenador do Laboratório de Estudos em Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS); Editor da Revista Subjetividades do PPG Psicologia da Unifor; Doutor e Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará; Membro do Grupo de Trabalho da ANPPEP ?Psicanálise, cultura e política?. Psicanalista com uma prática clínica desde 1987. Autor de livros e artigos diversos. Desenvolve estudos e pesquisas que investigam os processos culturais, discursivos, políticos e subjetivantes no mundo contemporâneo realizando uma leitura e uma utilização crítica e política dos conceitos psicanalíticos e foucaultianos. Tem coordenado e acompanhado trabalhos de pesquisa sobre ?violência de gênero?, ?estudos de gênero e psicanálise?, ?as sexualidades?, ?o corpo e a política?, entre outras. No âmbito institucional, tem investigado as manifestações da adolescência, especialmente as práticas das ?autolesões no contexto educacional?. Numa perspectiva mais clínica, encaminha suas investigações e orientações para as condições estruturais do sujeito tal como se apresenta no espaço da prática psicanalítica: a constituição do sujeito, as estruturas clínicas, as psicopatologias, assim como a teoria da clínica, suas condições, seus tempos e seus fundamentos. 

Helena Perpetua de Aguiar Ferreira, UERN - universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Psicologia - UNIFOR, Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)/ Faculdade de Educação(F.E) - Campus Central, mestrado em Educação POSEDUC/UERN, especialista em Psicopedagogia pela PUC/SP, Especialização em Educação Infantil pela FMU/SP, Formação Psicanalista IPLA e FAAP . Em 2015 - 2019 coordenadora Institucional/Geral do PARFOR/UERN. Em 2014-2015 coordenadora pedagógica do PIBID/UERN e de 2015 a 2016 coordenadora geral do Estágio Supervisionado na Faculdade de Educação/UERN . Área de atuação na graduação: Psicologia da Educação e Didática . No campo de atividades de extensão - as ações educativas em espaços não escolares(projeto Pedagogia Hospitalar), Ensino de Matemática e em capacitação em Estágio-Pesquisa. No campo de atividades de pesquisa os estudos e interesses estão em: Psicanálise e em práticas pedagógicas em espaços escolares/não escolares. Membro/ Pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Formação e Profissionalização do Professor (UERN).

Downloads

Publicado

12/23/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático III: Educação Brasileira - Desafios e Políticas Públicas