Compreensões do conceito de morte em crianças da periferia de uma metrópole

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4029

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender o conceito de morte em crianças saudáveis e sem perdas familiares recentes, moradoras da periferia de uma metrópole brasileira. Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória e transversal. Foram entrevistadas seis crianças do sexo feminino, com idades entre seis e nove anos, tendo como disparador temático um livro infantil elaborado para esta pesquisa. As entrevistas foram audiogravadas, transcritas literalmente e submetidas à Análise Reflexiva Temática. Os dados foram agrupados em três temas: Universalidade da morte e não funcionalidade em construção; Atribuição de causalidade ao morrer e contexto social; Religiosidade e continuidade da vida após a morte. A concepção da possibilidade da morte ocorrer em idade precoce, como na adolescência, foi um resultado inusitado e que pode estar relacionado ao contexto sócio-ambiental permeado por violência. A compreensão da importância da preservação da memória da pessoa morta como objeto de afeto daqueles que permanecem vivos também foi um achado inesperado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12/23/2023

Edição

Seção

Dossiê temático II: Interfaces entre as Ciências Humanas, Socias Aplicadas e Literatura.