Análise da produção acadêmica brasileira sobre o cangaço:

reflexões à luz da sociologia figuracional de Norbert Elias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.3935

Resumo

Objetivou-se apresentar a produção acadêmica brasileira sobre o desenvolvimento do cangaço e analisar esse fenômeno a partir das teorias de Norbert Elias. Utilizou-se a revisão sistemática da literatura a partir das bases: SciELO, Lilacs e Periódico Capes. Encontrou-se 72 artigos. Ao aplicar os critérios de inclusão e exclusão, 10 artigos foram incluídos. Embora Elias não tenha discutido sobre o cangaço, suas teorias imbicam-se aos processos sociais, conectando indivíduo e sociedade. O cangaço foi uma resposta social às configurações coercitivas que os sertanejos sofriam. Inicialmente configurou-se como uma tensão civilizatória violenta dentro da aceitação de uma disputa de classe em relação aos elementos que constituem a interdependência. Com o início da assistência do estado aos sertanejos, ampliaram-se as redes de interdependência, desencadeando processos descivilizatórios. Os grupos usaram a violência contra os “povos sofridos” que inicialmente eram defendidos pelos bandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE); Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF/PE)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física escolar (GEPEFE/UECE); Membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF); Membro do Grupo de Estudos em Sociologia do Esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre a Educação Física escolar e sobre os aspectos pedagógicos e socioculturais das práticas corporais e da educação física.

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor do Departamento de Expressão e Movimento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em ciências do movimento humano (UFRGS). Doutorado em ciências do Movimento humano (UFRGS). Participou do grupo de Estudos socioculturais em Educação Física (GESEF-UFRGS) entre 2007 e 2016. Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Downloads

Publicado

12/23/2023

Edição

Seção

Dossiê temático II: Interfaces entre as Ciências Humanas, Socias Aplicadas e Literatura.