Novo Ensino Médio: desafios e perspectivas no cenário educacional

Autores

  • Therezinha Coelho de Souza
  • Maria Luiza Delgado de Medeiros UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA
  • Suzana Medeiros Batista Amorim
  • Suely Cristina de Souza Fernandes Crahim
  • Maria Fernanda Caravana de Castro Ricci

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.3764

Resumo

O Novo Ensino Médio começou a entrar em vigor em 2022, para os alunos do primeiro ano, e até 2024 deverá estar em todas as escolas do país. O novo modelo recomenda uma reforma de base de referência curricular. A Lei nº 13.415/2017 intituiu suas alterações, estabelecendo maior flexibilidade, integração curricular e oferta de itinerários formativos. O objetivo do artigo foi estudar as principais diretrizes e metodologias adotadas para a implementação do Novo Ensino Médio brasileiro, que busca a promoção de uma aprendizagem com maior profundidade, responsabilidade e autonomia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa e natureza descritiva. O estudo observou que tal proposta é realmente inovadora porque tem-se percebido, ao longo dos anos, uma profunda estagnação nos índices de desempenho dos estudantes e, também, uma alta taxa de abandono, reprovação e evasão escolar nessa etapa de escolaridade, na maioria das escolas brasileiras.

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Publicado

12/23/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático III: Educação Brasileira - Desafios e Políticas Públicas