Capital Futebolístico e cotidiano

notas etnográficas das relações sociais de trabalho no Mirante Esporte Clube em Ponta Grossa-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3587

Resumo

O capital futebolístico emerge de um conjunto de práticas (herdadas, adquiridas e incorporadas/ corporais e linguísticas), capazes de legitimar um agente em uma posição social de destaque no campo futebolístico em que se encontra inserido, mas também pela capacidade de conversão destas práticas ou deste capital, em outros capitais (econômico, culturais, social e simbólico), devido a sua dinâmica relacional. Neste contexto, o objetivo do estudo foi analisar como o capital futebolístico é utilizado cotidianamente pelos agentes que compõe o Mirante Esporte Clube, inserido no campo futebolístico amador da cidade de Ponta Grossa – Paraná.  Para tanto, realizou-se um estudo etnográfico no clube, durante sua participação nos campeonatos amadores organizados pela Liga de Futebol de Ponta Grossa, entre os anos de 2013 e 2022. Identificou-se através das relações de trabalho dos agentes, que o acúmulo de capital futebolístico poderia ser interpretado como uma estratégia rentável, do ponto de vista financeiro ou por melhores condições de trabalho, seja em uma perspectiva informal, formal ou empreendedora. Principalmente para os jogadores que possuíam poucas opções de escolha, pois não realizaram ou não tiveram a oportunidade de realizar ao longo de sua trajetória social os mesmos investimentos em outros campos sociais, como o acadêmico. Neste contexto, aceitar as lógicas deste espaço e permanecer no campo era fundamental, pois deixar o posto conquistado significaria assumir o risco de sofrer perdas simbólicas dentro e fora do campo futebolístico amador de Ponta Grossa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Archanjo de Freitas Junior, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000). Pró-Reitor de Graduação da UEPG. Professor do Departamento de Educação Física da UEPG, professor do Programa Stricto Sensu em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG); Líder do Grupo de Pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade; membro do grupo de Pesquisa Futebol e Sociedade. 

Natasha Santos Lise, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Educação Física pela Universidade Positivo (2009). Mestrado em História pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (2012). Doutora em Educação Física, pela Universidade Federal do Paraná (2018). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Futebol & Sociedade – Universidade Federal do Paraná. Professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no curso de Educação Física. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade – UEPG. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva – UFPR.

Downloads

Publicado

04/26/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático - Futebol e suas múltiplas esferas nas Ciências Humanas