Revisão Sistemática: O Que Revelam As Pesquisas Sobre Estimulação Precoce Nos Últimos 20 Anos

Autores

  • Maria Almerinda de Souza Matos Universidade Federal do Amazonas
  • Raiana Rosa Alfaia da Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim Universidade Federal do Amazonas
  • Josivaldo Vilaça do Nascimento de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.3552

Resumo

O presente artigo pertence ao projeto (PIB-H/0153/2020) intitulado “Estimulação Precoce: modalidade de escolarização na educação especial” e, tem como objetivo geral conhecer a produção científica, os subsídios teóricos, normativos e as orientações do Ministério da Educação sobre Estimulação Precoce. Para isso, mapeou-se a produção científica sobre Estimulação Precoce em revistas brasileiras, dissertações e teses. O estudo conta com uma abordagem qualitativa, em que a metodologia utilizada para coleta de dados firma-se em uma pesquisa documental e bibliográfica, que consiste em uma análise de documentos com bases em materiais que não foram analisados e em contribuições de outros autores sobre o tema. A pesquisa firma-se teoricamente em   revistas, dissertações e teses sobre o tema, observou-se a escassez de pesquisas na área da estimulação precoce. Com esta pesquisa, espera-se contribuir para formação de futuros profissionais capazes de compreender e interagir na carência e inadequação do cenário atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Educação Especial: Deficientes Mentais na 1ª Turma do Curso pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1980). É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1996), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2019). Atualmente é Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM) na categoria Associada Nível 4, vinculada ao Departamento de Teorias e Fundamentos (DTF). É Coordenadora Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD), Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação (GPPE/UFAM). Faz parte da Associação Brasileira de Autismo (ABRA), Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade (ABP), compondo também a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Orientadora de Iniciação Científica na UFAM, na área de Ciências Sociais Aplicadas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM (Mestrado e Doutorado). Tem diversos artigos publicados em anais de eventos científicos e em periódicos, bem como capítulos de livros e coletâneas. Foi coordenadora psicopedagógica do Centro de Triagem e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/AM) e coordenadora pedagógica/psicopedagógica/psicomotora na Escola Integrada Sempre Viva. Atualmente tem organizado diversos eventos com vistas à socialização de informações científicas relevantes para a comunidade acadêmica e público em geral, destacando-se o Encontro Amazônico de Psicopedagogia e o Simpósio do Autismo no Contexto da Inclusão. Foi membro da Câmara de Extensão e Interiorização da PROEXTI/UFAM, tendo o primeiro programa aprovado na FACED. Foi membro permanente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da UFAM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão Escolar, Políticas Públicas, Necessidades Educacionais Especiais, Psicomotricidade e Psicopedagogia.

Raiana Rosa Alfaia da Costa, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD. Foi bolsista do Programa de Apoio Educacional Especializado - PAEE/NEPPD/UFAM. Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFAM.Coordenadora-Técnica do Laboratório de Estimulação Precoce. Pesquisa Estimulação Precoce: crianças com deficiência de zero a três anos de idade.

Alexandre Rodrigo Teixeira Alecrim, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Atuou como bolsista do Programa de Apoio Educacional Especializado - PAEE/NEPPD/UFAM (2019 a 2021), como bolsista do CNPq (2021) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM (2022) pelo Programa Institucional de Bolsas com Iniciação Científica PIBIC/UFAM. Atualmente é bolsista da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em sua terceira pesquisa intitulada "Altas Habilidades/Superdotação na pedagogia: estabelecendo relações legais, políticas e teóricas". Coordenador do Laboratório de Altas Habilidades/Superdotação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD, grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, desde 2001 e associado do Conselho Brasileiro para Superdotação - CONBRASD.

Josivaldo Vilaça do Nascimento de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFAM na Linha de Pesquisa 4 - Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico. Graduação em Licenciatura em Letras, com ênfase em Literatura e Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisador de Iniciação Científica no período de 2013- 2014, com o tema voltado para as Políticas Públicas de Inclusão no Ensino Superior. Realizou no período de 2014 a 2017 atividades pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC/ MEC e pelo Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social- EEPDS/SECADI do Governo Federal por meio do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino- CEFORT/ FACED. Atuou como suporte técnico na Academia Amazonense de Letras- ALL em 2017. Atuou durante 2018 a 2020 como suporte administrativo no Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania-SEB/MEC. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial, certificado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

12/23/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático III: Educação Brasileira - Desafios e Políticas Públicas