Cultura Escolar e Currículo Multicultural: Uma Alternativa no Processo de Ensino-Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v14i1.3542

Resumo

O objetivo do presente artigo é discutir acerca do currículo multicultural e a sua influência na cultura escolar. Foi possível observar através do diálogo com os autores, que o currículo escolar sofre influência direta da cultura escolar que o cerca. Além disso, esse mesmo currículo pode emanar valores que muitas vezes silenciam outros modos de viver e enxergar o mundo, seja nos aspectos culturais, sociais, religiosos entre outros. Assim, os autores analisados trazem a ideia de currículo multicultural como uma importante ferramenta que poderá garantir um diálogo mais amplo no contexto do ensino-aprendizagem da escola. Entretanto, é importante que mais estudos sejam realizados, inclusive com ida a campo, para que se possa cada vez mais analisar os diferentes elementos influenciados da cultura escolar e do currículo multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érika da Cruz Gonçalves Noberto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Especialista em Educação Especial e Inclusiva; Psicopedagogia Clínica e Institucional; e Gestão e Planejamento Educacional, todas pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).  Mestranda em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da UNEB. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

04/26/2023

Edição

Seção

Dossiê Temático - Educação Formal e Não Formal