A Escola como Agente de Saúde

uma Revisão Narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v13i3.3389

Resumo

A inserção da escola como agente de saúde se revela como fator importante para a qualidade de vida estudantil e dos profissionais inseridos no ambiente escolar. O acesso à saúde junto à educação são componentes indispensáveis na prevenção de doenças e promoção da saúde no âmbito das instituições de ensino. Objetivou-se analisar o ambiente escolar no tocante as intervenções de saúde promovidas no meio escolar. A presente pesquisa foi realizada nos meses de julho e agosto de 2022, utilizando-se como fonte de dados o Google Acadêmico e PePSIC. Foram selecionados 15 artigos para integrar a revisão. Os resultados obtidos por meio da avaliação dos artigos demonstram que a escola representa espaço fundamental para promoção de intervenções de saúde. Os psicólogos, junto a uma equipe multiprofissional, mostram-se indispensáveis na promoção de saúde e qualidade de vida no interior do espaço escolar. Pode-se concluir que a representação da escola reflete um importante ponto de encontro entre saúde e educação, além de serem espaços importantes para práticas e vivências em saúde, tornando a escola um dos principais agentes de promoção à saúde. Assim, faz-se necessário a implementação de mais profissionais da saúde no interior da escola, em especial psicólogos. Fica demonstrado ser indispensável a inserção de intervenções de saúde em mais escolas, com o intuito de mais indivíduos terem acesso à prevenção de doenças e promoção da saúde na escola.

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Publicado

12/22/2022

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua