Netnografia em Administração: Uma Bibliometria em Publicações Brasileiras

Autores

  • Flávio Medeiros Henriques IFRJ
  • Renato Cruz Mendes

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v13i2.3118

Resumo

A netnografia é um método de pesquisa desenvolvido em 1998 por Robert. V. Kozinets e pode ser descrita como um método qualitativo interpretativo que adapta as tradicionais técnicas antropológicas da pesquisa etnográfica ao estudo de culturas online e comunidades virtuais. Desenvolvida no campo dos estudos de cultura e consumo, a netnografia representa um esforço de criar uma alternativa metodológica que viabiliza o estudo das culturas e comunidades de consumo construídas por consumidores através da internet. O objetivo deste trabalho é investigar a trajetória da netnografia nas publicações brasileiras. Para isso, foi realizado um estudo bibliométrico levando-se em conta artigos publicados em periódicos brasileiros indexados pela CAPES na área de avaliação “Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo”. Os principais resultados confirmam a predominância de estudos netnográficos no âmbito do marketing, especialmente no campo do comportamento do consumidor. Contudo, existem evidências de que outras áreas de conhecimentos, como a educação e saúde, estejam utilizando a netnografia para estudar outras temáticas que podem ser exploradas no âmbito das comunidades virtuais online.

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Publicado

08/23/2022

Edição

Seção

Dossiê Temático II - Administração e Políticas Públicas