Formação de professores para Educação Especial

perspectivas históricas entre Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v12i3.2784

Resumo

A Educação Especial (EE) é uma modalidade de ensino que perpassa por todas as etapas do processo de aprendizagem, desde a educação básica até o ensino superior. Assim, discutir sobre a formação dos professores da EE possibilita vislumbrar possibilidades para todas etapas da educação. As formações iniciais e continuadas de professores da EE tem sido pauta de diversas discussões a partir da década de 90, porém, ainda faz-se necessário progredir na investigação desta temática, que possui muitas ramificações, como as mudanças nas formas de convivência com as pessoas com deficiência. Diante disso, esse estudo, de caráter qualitativo descritivo, tem como objetivo analisar e descrever alguns documentos que versam a formação de professores da EE no Brasil e em Portugal, com intuito de refletir sobre as políticas instituídas nas duas nações lusófonas e, verificar as convergências e divergências. Para tanto, utilizou-se a pesquisa documental, como técnica de coleta de dados, sendo que os documentos foram selecionados mediante sua repercussão nacional nos dois países em análise. Os resultados apontaram que as transformações socais, em âmbito da EE, foram longas e árduas, mas possibilitaram meios para incluir esses alunos no ambiente escolar e o direito da oferta de professores qualificados para realizar o acompanhamento desse alunado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Cristina Pereira da Silva Camelo, Universidade do Minho

Mestre em Educação Especial na Especialização Intervenção Precoce pela Universidade do Minho, Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional, e graduada em Letras ( Português-Literatura ). Possui vasta experiência atuando em sala de aula desde do Pré-Escolar ao Ensino Médio, também lecionou para turmas de EJA. Em Portugal atuou como auxiliar por 2 meses, nas classes de Educação Especial (NESP).

Alana Ermília Paiva Pereira, Universidade Regional do Cariri

Especialização em Biologia Celular e Molecular em andamento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

10/28/2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Cidadania