Prevenção à Violência Infantil Utilizando o Programa ACT - RAISING SAFE KIDS

Autores

  • Gabriela de Araujo Braz dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Cláudia de Azevedo Peixoto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Alice Ribeiro Lins Andrade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v12i1.2383

Resumo

O presente artigo busca demonstrar ações de prevenção à violência infantil e sua importância na proteção integral desta população. Este trabalho tem como objetivo a realização de uma Revisão Integrativa da literatura sobre o escopo dos programas de psicoeducação para cuidadores na prevenção à violência infantil e a utilização do Programa Raising Safe Kids (ACT-RSK). Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, BVS, Pepsic e PubMed. Foram encontrados 622 artigos nas plataformas analisadas e, seguindo a leitura dos resumos, foram excluídos os que não se referiam a temática. Somente 9 artigos atenderam aos critérios de inclusão ou exclusão. A literatura aponta que as ações de prevenção à violência infantil, bem como seu combate estão ao entorno de ações coletivas, exigindo esforço de todas as esferas que compõem o ambiente da criança. As ações preventivas que envolvam diferentes contextos são essenciais para a redução dos riscos de violência, incluindo as estratégias de proteção e promoção da qualidade de vida que integram os princípios fundamentais de atenção e de direitos desta população.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Azevedo Peixoto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora da graduação e Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI) na UFRRJ. Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre violência contra crianças e adolescentes (LEVICA-UFRRJ). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formada em Terapia do Esquema e Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. 

Alice Ribeiro Lins Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda do curso de Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pesquisadora no Laboratório de Estudos sobre violência contra crianças e adolescentes (LEVICA-UFRRJ). 

Downloads

Publicado

04/27/2021

Edição

Seção

Dossiê Temático II: Literatura e Educação