Valorização Docente na Carreira dos Professores dos Municípios de General Carneiro – Guamiranga e Mallet – PR

Autores

  • Vanêssa de Cássia Oliveira Universidade Estadual do Centro Oeste-Unicentro/ Membro do grupo de pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/PR).
  • Joseli Aparecida Vieira Guimarães Unicentro
  • Cassiana Kusznerik Unicentro
  • Victa Ogg Jonson Gonçalves Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v11i2.2379

Resumo

O objetivo principal do estudo é compreender se há ou não a valorização da carreira dos docentes nos municípios de General Carneiro, Guamiranga e Mallet – PR, abordando os aspectos de formação, último nível da tabela de vencimento e a variável do tempo que o professor leva para alcançar o último nível do plano de carreira. O trabalho tem como referências: Grochoska (2016), Masson e Moretti (2015) e Scheibe (2010). Realizamos o levantamento de dados sobre os municípios pelo Caderno do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) de 2020, tabelas salariais e os Planos de Carreira dos docentes das redes municipais disponibilizados pelas prefeituras. A metodologia é a descritiva bibliográfica e documental. As informações coletadas podem ser encontradas em sites oficiais, documentos disponibilizados pelas secretárias municipais de educação e prefeituras. Os resultados revelam a desvalorização da carreira docente nesses municípios. Apontamos a necessidade de ampliar a pesquisa, pois, os dados mostram outras fragilidades nos planos de carreira dos docentes das redes municipais pesquisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseli Aparecida Vieira Guimarães, Unicentro

Licenciada em História (UNICENTRO/PR) e Artes Visuais (UNC/SC). Professora da Educação Básica, Pós-graduada em História do Paraná e Metodologia da Música (FACEL). Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação (UNICENTRO/PR), Mestranda da Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO.

Cassiana Kusznerik , Unicentro

Formada em Pedagogia pela (UNICENTRO), atuou como bolsista no Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade São Braz. Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Victa Ogg Jonson Gonçalves , Unicentro

Mestranda em Educação pelo PPGE – Unicentro. Membro do Grupo de pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação. Graduada Licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

12/02/2020

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua