O coração e as emoções – uma via de mão dupla entre corpo e mente
Resumo
O presente artigo aborda a relação existente entre o coração e as emoções, com base nos estudos da Psicossomática e do Simbolismo do Coração. Para tanto, foi realizada uma Revisão de Literatura a partir de textos e artigos relevantes diante da temática principal e dos subtemas relacionados. A partir da pesquisa, constatou-se que as emoções se encontram entre os fatores determinantes de Doenças Cardiovasculares, visto que a intensidade de algumas emoções pode contribuir para patologias como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); estas emoções, assim como o simbolismo relacionado ao coração, como o centro responsável pelos afetos, também influenciam na aceitação da doença e na adesão ao tratamento, dificultando o enfrentamento do processo de adoecimento, por parte do paciente e da família. O acompanhamento terapêutico pode ajudar o paciente a elaborar suas questões de cunho emocional e psicológico e, assim, minimizar os sintomas somáticos, bem como lidar melhor com a condição de saúde em que se encontra.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).