A objetificação dos corpos femininos
uma reflexão fenomenológica existencial
Resumo
Este artigo aborda concepções acerca do corpo da mulher no patriarcado que se estende aos dias de hoje com a influência da mídia e seus efeitos. Assim, como método de pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros que contemplem o processo histórico da normalização da violência do corpo da mulher, utilizando-se como base teórica a visão de alguns autores como Foucault, Beauvoir, Davis entre outros. Interagindo com a prática psicológica como fundamento, foi utilizado o pensamento fenomenológico-existencial, que assumirá uma postura de estranhamento dos determinismos sociais, descrevendo os fenômenos tais como se apresentam: de modo imprevisível e sem interpretações.
Palavras-Chaves: mulher; corpo; normalização; existencialismo.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).