Mídias e Relações Interpessoais
as Consequências das Formas de Comunicação Atual
Resumo
O estudo teve por objetivo apresentar uma revisão da literatura especializada acerca das influências que a tecnologia trouxe para as relações interpessoais na atualidade, especialmente as midiáticas, ou seja, mediadas pelas mídias, com o advento do capitalismo, alterando a maneira com que as pessoas se relacionam. Utilizou-se a teoria da Modernidade Líquida, de Bauman, para exemplificar a interferência da tecnologia na forma das interações que se estabelecem entre as pessoas na contemporaneidade. Buscou-se refletir sobre os vínculos descartáveis que, principalmente, as redes sociais possibilitam se estabelecer entre os sujeitos em seus relacionamentos. Dessa forma, verificou-se que estas influenciam e/ou alteram a maneira com que as pessoas constroem e mantêm as suas relações pessoais, em que os vínculos se tornam instáveis, assumindo uma liquidez que os caracteriza como fugazes, sem consistência e facilmente desfeitos.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).