Atuação da Psicologia em Unidades de Terapia Intensiva
Resumo
A psicologia hospitalar é um campo de atuação da psicologia da saúde que busca tratar os aspectos psicológicos em torno do adoecimento. Este artigo de revisão da literatura especializada tem como objetivo analisar a atenção psicológica prestada em UTI aos pacientes, familiares e a equipe multidisciplinar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa, através da busca ativa de informações em livros, revistas e artigos acadêmicos, especificamente Scielo, Medline, Lilacs, PePSIC, PsycINFO voltados ao tema em questão. A partir do levantamento da literatura revisada, destacamos que o papel do psicólogo(a) no contexto da UTI é ser um agente de mudanças, um especialista em relações, aquele que reúne conhecimentos e técnicas com a atuação voltada para a atividade curativa e preventiva, tendo a função de restabelecer o estado de saúde do doente, de seus familiares e de auxiliar a equipe de saúde.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).