Docência Crítica, Reflexos de Autonomia

Autores

  • Ariel Erick Paulo de Souza
  • Cláudio Rodrigo Gomes da Silva
  • Lucas Ferreira Rodrigues da Silva
  • Rafael Italo Fernandes da Fonseca
  • William Teixeira Alves

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v3i1.172

Palavras-chave:

Educação. Reflexão. Identidade docente. Autonomia

Resumo

Este ensaio objetiva considerar a prática educativa, de modo a contemplar uma postura crítico-reflexiva do docente, conforme o ideário de António Nóvoa (2007), nas construções da própria identidade e da busca por gerar caráter autônomo na edificação discente dos saberes. Ademais, visa a suscitar – ao corpo docente interessado e aos que se graduam em proximidade a temas educacionais – o desejo de querer trabalhar práticas que possibilitem universos de liberdade e reflexão na sala de aula proposta por Paulo Freire (2010). Outro ponto que será considerado é a proposta em tríade de Schön: reflexão na ação, reflexão sobre a ação e reflexão sobre a reflexão na ação. Além dos autores citados, estabeleceremos base também em Alarcão (1996), Azzi (2009) e Garrido Pimenta (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto:Porto Editora, 1996.

ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis: Vozes, 2007.

CONSOLO, D. A. “Formação de professores de línguas: reflexão sobre uma (re)definição de posturas pedagógicas no cenário brasileiro.” In: Freitas, A.C.; Castro, M. F. F. G. (orgs.). Língua e Literatura: ensino e pesquisa. São Paulo: Editora Contexto, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

PAULINO, G. Literatura: participação e prazer. São Paulo: FTD, 1989.

PIMENTA, S.G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

SANTOS, M. F. S. Identidade e Aposentadoria. São Paulo: EPU, 1990

Downloads

Publicado

09/30/2016

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua