E assim a Música caminhou pelo Brasil...

Autores

  • Luiz Pedro da Silva Soares de Oliveira
  • Marinéa da Silva Figueira Rodrigues Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v9i2.1537

Palavras-chave:

Educação, História da música, Realidade escolar

Resumo

O presente estudo objetivou investigar a importância da música como ferramenta de ensino em nossas escolas, ressaltando um breve histórico do seu ensino através dos tempos, dando destaque ao cenário brasileiro.  Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, com renomados autores no assunto. A pesquisa pretendeu contar um breve relato da história da música, afirmando a sua relevância na realidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinéa da Silva Figueira Rodrigues, Universidade Severino Sombra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1981).Pós - Graduada em Problemas do Desempenho Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é Coordenadora Adjunta, Diretora dos Cursos Técnicos da Universidade Severino Sombra- Campus/Maricá e Coordenadora do Curso de Pedagogia,Professora Assistente II , Membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso da Universidade Severino Sombra -Vassouras/RJ. Presidente do FIES- USS Campus Maricá, Membro do PROUNI USS-Campus Maricá, e Professora Aposentada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: .CRIANÇA. INTEGRAÇÃO. FAMÍLIA. ESCOLA. APRENDIZAGEM. CRECHE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Coordena o seguinte projeto de pesquisa:Trajetórias de vida nas vozes de educadores maricaenses.

Referências

BRASIL. Lei 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF. 1961. Disponível em:< http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 10 set. 2018.

______. Lei 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: 1971. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 10 de set. 2018.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96): promulgada em 20 de dezembro de 1996. Apresentação Carlos Roberto JamilCury. 7. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

______.Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasileira. MEC/SEF, 1997.

______. Lei 11.769 de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei n. 9394/96, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Brasília: Presidência da República, 2008.

______. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < 568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02 set. 2018.

CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte, nº3 ,Junho 2005: Instituto Catarinense de Pós-Gradu ação.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

FUCCI-AMATO, Rita. Escola e Educação Musical: (Des)Caminhos Históricos e Horizontes. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.

KIEFER, Bruno. História e significado das formas musicais. 6. ed. Porto Alegre: Editora Movimento, 1990.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na Escola Fundamental. 8 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

Downloads

Publicado

11/30/2018

Edição

Seção

Primeiros Escritos