Amor e relacionamentos amorosos no olhar da psicologia

Autores

  • Isabella de Carvalho Cerqueira Universidade Severino Sombra
  • Fátima Niemeyer da Rocha Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v9i2.1449

Palavras-chave:

Amor, Relacionamentos Amorosos, Psicologia.

Resumo

O estudo objetivou discutir a experiência do amor em seus diferentes âmbitos, no sentido de melhor compreender os motivos que movem o ser humano na busca pelo relacionamento amoroso. Apresenta um breve relato das concepções do amor no Ocidente, demonstrando o quanto essas concepções mudaram no decorrer da história do mundo e, a partir de tais concepções, desenvolve uma breve análise sobre o motivo pelo qual as pessoas se engajam e investem em relações amorosas. Discorre a respeito das teorias psicológicas sobre o amor, mais precisamente a Teoria do Apego de John Bowlby e a Teoria Triangular do Amor de Robert Sternberg, examinando a crença de que o insucesso do relacionamento amoroso pode ocorrer pela decepção do indivíduo com aquilo que buscou, a partir do que entendeu como sendo o seu ideal de amor. E discute a ideia de construção da conjugalidade baseada no autoconhecimento do indivíduo, dado que, como consequência, a busca pelo relacionamento amoroso se entrelaça a todo momento com sua concepção de si mesmo. Foi possível perceber que o campo sentimental se apresenta de forma distinta para cada indivíduo envolvido em um relacionamento amoroso, tornando a experiência do amor única para cada um.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella de Carvalho Cerqueira, Universidade Severino Sombra

Graduanda do Curso de Psicologia

Fátima Niemeyer da Rocha, Universidade Severino Sombra

Curso de Psicologia

Referências

BAUMAN, Z. Amor Líquido – Sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

BRAGA, P. O processo da hipermodernidade. Dissertação de Mestrado. Repositório Institucional PUCRS, 2010.

DALBEM, J. X.; DELL’AGLIO, D. D. Teoria do apego: bases conceituais e desenvolvimento dos modelos internos de funcionamento. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v.57, n.1, p.12-24, 2005.

FÉRES-CARNEIRO, T. Casamento contemporâneo: o difícil convívio da individualidade com a conjugalidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.11, n.2, p.379-394, 1998.

GOUVEIA, V. V.; FONSECA, P. N.; CAVALCANTI, J. P. N.; DINIZ, P. K. C.; DÓRIA, L. C. Versão abreviada da Escala Triangular do Amor: evidências de validade fatorial e consistência interna. Estudos de Psicologia, v.14, n.1, p.31-39, 2009.

KUHN, N. L. Eu, tu, nós, e a busca do “eu” nos relacionamentos amorosos. Psicologia PT. O portal dos psicólogos. p.1-6, abr. 2013.

MAHEIRIE, K.; PRETTO, Z.; TONELI, M. J. F. Um olhar sobre o amor no ocidente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 2, p. 395-403, abr./jun. 2009.

MÔNEGO, B. G.; TEODORO, M. L. M. A teoria triangular do amor de Sternberg e o modelo dos cinco grandes fatores. Psico USF, v.16, n.1, p.97-105, 2011.

MORAIS, L. A natureza do amor romântico. Tese de doutorado. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 2005.

ROGRIGUES, S.; CHALHUB, A. Um amor com dependência: um olhar sobre a teoria do apego. Psicologia.pt - O Portal dos Psicólogos. Monografia, p.1-15, 2009.

SAVIAN FILHO, J. Filosofia e filosofias – Existência e sentidos. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2016.

SHIRAMIZU, V. K. M.; LOPES, F. A. A perspectiva evolucionista sobre relações românticas. Psicologia, USP, v.24, n.1, p.55-76, 2013.

SILVA, P. O. M.; TRINDADE, Z.; SILVA JUNIOR, A. Teorias Sobre o Amor no Campo da Psicologia Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.33, n.1, p.16-31, 2013.

Downloads

Publicado

11/30/2018

Edição

Seção

Dossiê Temático - Teorias do Amor e Qualidade de Vida