Instituto de Educação Santo Antônio: um Instituto Alemão em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

  • Brenda Marendaz Stassen Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Trabalho Religioso, Educação, Baixada Fluminense

Resumo

O Instituto de Educação Santo Antônio (IESA), anteriormente Ginásio Santo Antônio,foi criado em 1935 no centro de Nova Iguaçu, com a participação de freiras missionarias alemãs etornou-se importante local de educação da região influenciando o desenvolvimento da mesma.A trajetória das freiras na cidade é a história do colégio e de como essedesempenhorepresentou a atuação de uma comunidade germânica na Baixada Fluminense.

Biografia do Autor

Brenda Marendaz Stassen, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar

Referências

AZEREDO, Luiz Martins de. Padre João, Apostolo do Bem em Nova Iguaçu. Cadernos de Nova Iguaçu 10. Edição da Diocese de Nova Iguaçu. Petrópolis: Editora Vozes, 1980.

DIOCESE de NOVA IGUAÇU Disponível em http://www.mitrani.org.br/historia.html acesso em 11 de junho de 2018.

DIAS, Amália. Entre laranjas e letras: processos de escolarização no distrito-sede de Nova Iguaçu (1916-1950). Quartet. 2012.

FBBRASIL (Franciscana de Bonlanden no Brasil). Disponível em http://franciscanasdebonlanden.blogspot.com/2010/11/vocacao-e-viver-tornando-vida- mais-bela.html acesso em 11 de junho de 2018.

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SANTO ANTÔNIO. Revista Comemorativa, 80 anos. Nova Iguaçu: IESA, 2015. Acervo de memórias do IESA em prol da comemoração dos 80 anos.

MENESES, Antônio Lacerda de. Coluna Nossa História in Jornal Caminhando. Página

Outubro, 2000. Coluna Pilares da Diocese in Jornal Caminhando. Página 5. Fevereiro, 2003.

SILVA, Lúcia. Arruda Negreiros como Haussmann da Baixada? Citricultura e Estrutura Urbana no Município de Nova Iguaçu (1930/36) in Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, Volume 7, Número 12, Janeiro-Julho de 2017.

SIMÕES, Manoel Ricardo. A cidade estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na Baixada Fluminense: Entorno, 2007.

Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos de Demanda Contínua