O poder e a biopolítica: as fronteiras que separam a vida digna da vida indigna de ser vivida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v9i1.1251

Palavras-chave:

Biopoder, Poder Soberano, Vida Nua

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar quanto à localização do espaço da biopolítica nos contornos da noção do poder soberano e a vida nua, principalmente, nas formas de pensar sobre as práticas políticas que não se enquadram facilmente em categorias tradicionais, como a noção de biopoder. Abordaremos sob o esquema teórico de Agamben e Foucault,  ressaltando a característica na qual o poder soberano não mais repousa sob a direção de apenas um sujeito dotado de características excepcionais. No intuito de desvelar, sob a ótica dos autores, como o desenvolvimento das intervenções biopolíticas ocorre, cada vez mais, de maneira velada, amparadas por um saber-poder que as legitima, e emanadas de centros de poder cada vez mais descentralizados. Caracterizando um binômio: a vida qualificada (bios), a vida que merece ser vivida em plenitude e protegida por ser incluída numa comunidade política (como na pólis) e instituída de direitos; e a mera vida (zoé), a vida nua não qualificada, desprovida de garantias e exposta à morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Silva Rezende, Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

Bacharel em Relações Internacionais (UCAM), Mestrando em Sociologia Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e pesquisador do Laboratório de Estudos da Cidade e da Cultura da Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

EDKINS, Jenny; VAUGHAN-WILLIAMS, Nick. (Ed.) Critical Theorists and International Relations. New York: Routledge, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1977.

_______. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999a.

_______ . A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 1999b.

_______ História da Sexualidade: A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

_______ A governamentalidade. In: Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FUKUYAMA, F. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

HACHEM, Daniel Wunder; PIVETTA, Saulo Lindorfer. A biopolítica em Giorgio Agamben e Michel Foucault: o estado, a sociedade de segurança e a vida nua. Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v. 10, n. 10, p. 340-361, jul./dez. 2011.

SOUZA, Ricardo Timm de; OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de (Orgs). Fenomenologia hoje: bioética, biotecnologia, biopolítica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

Downloads

Publicado

06/04/2018

Edição

Seção

Primeiros Escritos