COMPARAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO ENTRE ETFS E SEUS ÍNDICES DE REFERÊNCIA

Autores

  • Pedro Paulo Melo Arantes Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Guilherme Santos Souza Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Antonio Sergio Torres Penedo Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN http://orcid.org/0000-0001-7763-8457
  • Vinícius Silva Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v9i1.1219

Palavras-chave:

Exchange Traded Funds, fundos, risco, mercado de capitais.

Resumo

Exchange Traded Funds (ETFs) são fundos negociados em bolsa de valores que foram a poucos anos incorporados no mercado de capitais brasileiro, fato ocorrido apenas em 2004. Dessa forma há poucos estudos sobre ETF, o que possibilita várias abordagens sobre sua temática e comparabilidade entre ETF, fundos e índices. Dessa forma este trabalho buscou comparar e classificar o risco das ETFs utilizando a medida de desvio-padrão e Índice Sharpe. Para isso utilizou-se de uma amostra intraday para as ETFs brasileiras no mês de outubro, avaliando numa perspectiva de curso prazo a variabilidade das ETFs. Os resultados indicam que há maior variabilidade do valor das ETFs se comparados com seus índices de referência, ainda o valor do Índice Sharpe apresenta valor negativo para a maior parte das ETFs estudadas, indicando uma valorização abaixo do índice de referência quanto ao prêmio pelo risco das ETFs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Melo Arantes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (PPGA/FAGEN/UFU). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2014).  

Guilherme Santos Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (PPGA/FAGEN/UFU).

Antonio Sergio Torres Penedo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2011) com a tese defendida analisando os balanços sociais e seus impactos na área econômica, social e ambiental do setor de sucroalcooleiro; Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2005) com a dissertação versando sobre o processo de previsão de preços de açúcar e etanol no Estado de São Paulo; e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2002) com o trabalho de conclusão de curso na área de métodos quantitativos. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Uberlândia - UFU na Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN, Professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB) vinculado ao curso de Administração Pública da FAGEN - UFU e Docente Efetivo do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN/UFU. Pesquisador no grupo de Finanças na FAGEN - UFU, no Programa de Apoio à Produção e Operações da FEARP - USP, Pesquisador no Grupo de Pesquisa GEPRES - Grupo de Extensão e Pesquisa em Redes Sociais na FAGEN-UFU. Pesquisador no Núcleo de Estudos Aplicados à Gestão Integrada de Operações (NEAGIO) na FAGEN - UFU. Possui experiência acadêmica no setor de agronegócios com orientações e participações em bancas de monografias e trabalho de conclusão de curso (TCC); artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de organização e participações em congressos, seminários, encontros, conferências e demais eventos científicos e tecnológicos. Revisor da RACEF Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (Qualis B3), Revisor do periódico Independent Journal of Management & Production (Qualis B3), Revisor do Periódico Agricultural Systems - Elsevier (Qualis A1) e parecerista de diversos eventos científicos nacionais e internacionais. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública em Saúde na FAGEN-UFU.

Vinícius Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, na linha de Finanças (2013). Mestre em Administração pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Finanças e Controladoria (2008). Especialista em Administração Estratégica de Negócios pela União Educacional de Minas Gerais (2006). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2004). Experiência profissional como professor, consultor e gestor. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) na área de Finanças. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Participante do grupo de pesquisa Finanças e Refines. Integrante dos núcleos de pesquisa NePFin (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Finanças) e Match. Áreas de interesse: Finanças Internacionais e Finanças Esportivas.

Referências

Blackrock – The case for ETFs in three charts. (2017). Recuperado de: https://www.blackrock.com/br/insights/the-case-for-etfs. Acesso em: 26 dez 2017.

Borges, E. C., Eid Jr, W., & Yoshinaga, C. E. (2012). Exchange traded funds versus fundos indexados no Brasil. Revista de Finanças Aplicadas, 1(0), 1-18.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – Fundos. (2017). Recuperado de: http://www.cvm.gov.br/menu/regulados/fundos/sobre.html. Acesso em: 26 dez 2017.

Deville, L. (2008), Exchange Traded Funds: History, Trading and Research, Handbook of Financial Engineering, Springer (Ed.), 1-37.

Freitas, M. C. P. (2011). Financiamento de longo prazo no Brasil: avanços e desafios. Financiamento das Corporações, 153.

Maluf, Y. S., & Medeiros, O. R. (2014). Value-at-Risk of Brazilian ETFs with Extreme Value Theory Approach. Revista de Finanças Aplicadas, 1(1), 1-34.

Matos, G. A. S., Iquiapaza, R. A., & Ferreira, B. P. (2014). Análise da exposição a perdas dos ETFs brasileiros conforme as técnicas de avaliação de risco de mercado Value at Risk (VaR) e Expected Shortfall (ES). BBR-Brazilian Business Review, 11(4). 91-115.

Meneses, A; Mariano, F. (2011) Mercado Financeiro. Elsevier.

Milani, B. (2015). O desvio do preço dos exchange-traded funds brasileiros: uma análise baseada na correlação local. 175 p. Tese (Doutorado em Administração), Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria.

Soares, E. D. M., & Milani, B. (2015). Fundos De Investimento Tradicionais e ETFs Ligados a Índices De Sustentabilidade, Responsabilidade Social E Governança Corporativa Apresentam Performance Superior? Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 5(0), 26-42.

Souza, R. P. (2016). Análise de desempenho de estratégias com carteiras formadas por ETFs no Brasil nos anos de 2012 a 2016. 36 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - FECAP, São Paulo.

Downloads

Publicado

06/04/2018

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua