A importância da Educação Infantil para o pleno desenvolvimento da criança

Autores

  • Stefânia da Silva
  • Stephanie Souza Monteiro
  • Marinéa Figueira Rodrigues Universidade Severino Sombra

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v8i2.1170

Palavras-chave:

Criança. Desenvolvimento. Educação Infantil. Lúdico.

Resumo

O presente estudo objetivou investigar a importância da Educação Infantil para o pleno desenvolvimento da criança, enfatizando o lúdico como recurso de extremo valor nessa tarefa. Tomando por base, pesquisas bibliográficas de renomados autores, como: Ariès ( 1981), Almeida ( 2003), Silva ( 2009), Oliveira ( 2010), Kramer ( 2011) e Rau  (2011) dentre outros. Inicialmente, desenvolveu-se a infância dos antepassados, passeando pela Idade Média até os dias atuais. A seguir, foi realizado um breve resumo sobre a Educação Infantil e a sua função pedagógica. Posteriormente, caracterizou-se o lúdico como ferramenta pedagógica na formação da criança, explicitando a sua relevância na escola e para o educador.

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Biografia do Autor

Marinéa Figueira Rodrigues, Universidade Severino Sombra

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1981).Pós - Graduada em Problemas do Desempenho Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é Coordenadora Adjunta, Diretora dos Cursos Técnicos da Universidade Severino Sombra- Campus/Maricá e Coordenadora do Curso de Pedagogia,Professora Assistente II , Membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso da Universidade Severino Sombra -Vassouras/RJ. Presidente do FIES- USS Campus Maricá, Membro do PROUNI USS-Campus Maricá, e Professora Aposentada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: .CRIANÇA. INTEGRAÇÃO. FAMÍLIA. ESCOLA. APRENDIZAGEM. CRECHE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Coordena o seguinte projeto de pesquisa:Trajetórias de vida nas vozes de educadores maricaenses.

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Publicado

12/01/2017

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua