Educação como instrumento de luta: A elevação do senso comum em Gramsci.

Autores

  • Maria Dolores Campos Rebollar Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v8i2.1160

Palavras-chave:

Educação, Senso comum, Hegemonia, Filosofia da PRáxis

Resumo

RESUMO

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação desde uma perspectiva transformadora reconhecendo que vivemos num mundo dividido e em luta que gera imensas desigualdades. Por conseguinte, a Educação não pode ser entendida apenas como um processo para adquirir habilidades técnicas e/ou reproduzir as práticas sociais, culturais, filosóficas vigentes, mas, principalmente, um processo que vise transformá-las. Para isso, a mudança de um senso comum, que reproduz relações de dominação e subalternidade se faz necessária a partir do fortalecimento do senso crítico, da elevação deste senso comum para uma consciência filosófica, para a autoconsciência.  A Educação, desde essa perspectiva, tem uma relação direta com a filosofia e a política. Ajuda-nos na reflexão algumas categorias de Antônio Gramsci.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Dolores Campos Rebollar, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educaçao na Linha de Filosofia, Estética e Sociedade na UFF

Colabora com organizaçoes e movimentos sociais no Mato Grosso e Amazonas.

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Publicado

12/01/2017

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua