Resenha: Resolver problemas e pensar a matemática

Autores

  • Marcelo Bergamini Campos Rede Municipal de Ensino de Barbacena/MG

DOI:

https://doi.org/10.21727/rm.v8i2.1153

Palavras-chave:

Educação Matemática, Anos Iniciais, Resolução de Problemas.

Resumo

Esta resenha tem por objetivo apresentar e analisar o livro “Resolver problemas e pensar a matemática”, organizado por Keli Cristina Conti e Conceição Aparecida Cruz Longo. Trata-se de uma obra que discute a resolução de problemas como metodologia de ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fruto de reflexões teóricas e relatos de experiências vivenciadas em sala de aula pelos próprios autores, o livro possibilita ao leitor perceber as potencialidades da proposta como alternativa ao processo tradicional de ensino que ainda é fortemente associado ao mecanicismo e não tem contribuído com a efetiva aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bergamini Campos, Rede Municipal de Ensino de Barbacena/MG

A partir da graduação em Matemática pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Barbacena (1989), cursei a Especialização em Educação Matemática: Educação Geométrica na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2008). Na sequência, cursei o mestrado na mesma instituição (2012). Atuei na rede estadual de ensino de Minas Gerais durante dez anos e, atualmente, sou professor da rede munipal de ensino de Barbacena. Enquanto pesquisador, meu interesse é pela investigação e análise/leitura da produção de significados dos estudantes com vistas a uma intervenção mais efetiva em sala de aula . Atualmente sou membro do NIDEEM - Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática da UFJF.

Referências

CONTI, Keli Cristina; LONGO, Conceição Aparecida Cruz (orgs.) Resolver problemas e pensar a matemática. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2017. - (Série Educação Matemática)

Downloads

Publicado

12/01/2017

Edição

Seção

Resenha