Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Mosaico (R. Mos. ISSN: 2178-7719) é uma revista multidisciplinar de humanidades, e vem abrir espaço para a publicação de pesquisas de professores, pesquisadores e alunos, não só da instituição sede, como de outros centros de pesquisa e reflexão acadêmicas.
Como escopo, a Revista Mosaico publica artigos científicos nas seguintes subáreas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas como por exemplo Administração, Artes, Antropologia, Ciência Política, Direito, Educação Física (em seus diversos campos das Ciências Humanas), Filosofia, Geografia Humana, Gestão, História, Letras e Linguística, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Teologia, Turismo, entre outras áreas que envolvam a Educação e o Ensino.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Mosaico (R. Mos.) adota a política de avaliação baseando-se no princípio do Double Blind Peer Reviewer (Avaliação as cegas por pares). Portanto cada submissão passará por pelo menos duas avaliações, sem que os avalidores saibam quem são os autores e vice-versa. Usualmente um dos avaliadores será interno e o segundo, externo.

Caso na avaliação final ocorram divergências entre os dois avaliadores, a revista resguarda-se o direito de enviar a um terceiro avaliador, permitindo uma terceira opinião.

Se a submissão obtiver dois pareceres negativos, será rejeitado e arquivado.

Periodicidade

Quadrimestral 2021 - Atual

Semestral 2010 - 2020

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Preservação Digital

A Revista Mosaico garante a preservação de seu conteúdo digital de duas formas. Cópias de segurança (backups) são realizadas diariamente no servidor da Universidade de Vassouras. Além disso, o conteúdo também é preservado pela Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana). Como iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Rede Cariniana faz parte do programa Lots of Copies Keep Stuff Safe (LOCKSS), da Stanford University.

Histórico do periódico

Criada em 2010, a Mosaico - Revista Multidisciplinar de Humanidades, de periodicidade semestral até 2020 e desde 2021 quadrimestral, vem abrir espaço para a publicação de pesquisas de professores, pesquisadores e alunos, não só da instituição sede, como de outros centros de pesquisa e reflexão acadêmicas.