O cuidado ao paciente crítico na prevenção da lesão tecidual por pressão

Autores

  • Marilei de Melo Tavares Souza Editora Executiva da Revista Pró-UniverSUS, Universidade de Vassouras http://orcid.org/0000-0002-3276-0026
  • Isack Bruno Neves Marques Universidade de Vassouras
  • Victória Ribeiro Teles Universidade de Vassouras
  • Thiago Pontes de Oliveira César Universidade de Vassouras
  • Ana Paula Barbosa da Silva Universidade de Vassouras
  • Géssica da Conceição Vicente Universidade de Vassouras

Resumo

O estudo tem por objetivo descrever as ações de enfermagem com vista à de prevenção das Lesões Teciduais por Pressão (LTP) em pacientes internados nas UTI a partir da literatura já existente. Trata-se de revisão integrativa de literatura cientifica publicada no Brasil. O levantamento bibliográfico foi realizado em ambiente virtual na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na base: Lilacs e Scielo, durante os meses de janeiro a julho de 2014. As obras foram pesquisadas por meio dos seguintes descritores: “úlceras por pressão”, “assistência de enfermagem”, “prevenção e controle” e “unidade de terapia intensiva”. Estes termos foram utilizados de forma conjunta e isolados. Os resultados apontam para duas categorias que emergiram a partira da análise da literatura encontrada e analisadas, quais sejam: lesão tecidual por pressão: fatores predisponentes e classificação; e lesão tecidual por pressão: ações desempenhadas pelos enfermeiros para impedi-las. Em síntese, a prevenção e o tratamento das LTP constituem grande desafio, principalmente porque sua aumenta a propensão do cliente a apresentar infecções, interfere na qualidade de vida, eleva o índice de permanência nos leitos hospitalares e, consequentemente, interfere no custo hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilei de Melo Tavares Souza, Editora Executiva da Revista Pró-UniverSUS, Universidade de Vassouras

Psicóloga. Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/PPGENFBIO. Pós-Doutorado em andamento - UERJ. Mestre em Ensino de ciência da Saúde e do Ambiente. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra, Vassouras, RJ. Brasil.

Isack Bruno Neves Marques, Universidade de Vassouras

Médico pela Universidade de Vassouras.

Victória Ribeiro Teles , Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras 

Thiago Pontes de Oliveira César, Universidade de Vassouras

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras

Ana Paula Barbosa da Silva, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Géssica da Conceição Vicente, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem

Arquivos adicionais

Publicado

2020-12-21