Métodos alternativos de abordar zoonoses no Ensino Fundamental: música, gincana e tecnologia

Autores

  • Alexandre de Lima Peroni Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas
  • Larissa Hammerschmidt Bedin Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas
  • Cláudia Cristina Marmentini Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas
  • Fernanda Regina da Rosa Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas
  • Verginia Mello Perin Andriola Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas
  • Jânio Cordeiro Moreira Instituto Federal do Paraná, Campus Palmas

Palavras-chave:

Zoonoses, Ensino, Metodologias

Resumo

A atuação do professor como mediador do conhecimento é imprescindível para aproximar a realidade da ciência à realidade do aluno. Zoonoses emergentes e re-emergentes como a hantavirose, leptospirose e peste bubônica acometem populações humanas em todas as partes do globo, incluindo o Brasil, e podem ser evitadas se forem tomados cuidados simples. A escola tem papel fundamental nesse processo conscientizando funcionários, pais, alunos e a comunidade em geral. Atualmente, a leptospirose e, especialmente, a hantavirose são alvo de atenção nos estados do sul do Brasil destacando PR e SC pelos elevados índices de transmissão e mortalidade dessa última zoonose. Nesse sentido, o presente estudo das zoonoses teve como objetivo utilizar metodologias alternativas para abordar o tema de zoonoses que auxiliassem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos matriculados no Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira situado no município de Palmas do estado do Paraná. O ensino das zoonoses na disciplina de Ciências, com o uso de métodos lúdicos, de forma prazerosa, pode tornar o conteúdo significativo para os alunos ao estimular o aprendizado e a busca pelo conhecimento. Nesta perspectiva, foram propostos trabalhos em grupo, uso de tecnologia no processo de ensino e atividades lúdicas extraclasse. Observou-se que as atividades diferenciadas e as brincadeiras ajudaram a criar um clima de interesse e entusiasmo sobre os conteúdos abordados os quais foram bem entendidos conforme mostram as letras dos raps. Acredita-se que desta forma que as atividades lúdicas propostas foram ferramentas metodológicas importantes na aquisição dos conhecimentos científicos, soma-se as atitudes sociais de respeito ao colega, das regras dos concursos, de cooperação, e iniciativa pessoal.

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Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos