Ansiedade nos estudantes universitários do curso de Enfermagem: uma revisão

Autores

Resumo

A ansiedade consiste em uma resposta fisiológica do ser humano quando o indivíduo se encontra em circunstâncias conflitantes, no qual pode se tornar patológica. Os transtornos de ansiedade podem trazer um sentimento de aprisionamento mental para o indivíduo que a tem, impedindo-o de praticar atividades simples do cotidiano. Devido a longas horas de estudo, cobranças pessoais e de seus familiares o estudante acaba por se sentir incapaz e desestimulado, trazendo assim, um medo do seu futuro acadêmico e profissional. A pressão psicológica é um dos elementos causadores do baixo desempenho acadêmico. Metodologia: Esta revisão bibliográfica tem como objetivo identificar como a ansiedade interfere no rendimento acadêmico do estudante universitário e afeta o bem-estar físico mental dos estudantes. Amostras foram de artigos retirados da Biblioteca Eletrônica cientifica Online Scielo e Google Acadêmico Como resultados da coleta dos artigos obtiveram-se artigos de método qualitativo e quantitativos, os quais tiveram seus resumos lidos respeitando os critérios de inclusão. Foi coletado um total de dezessete artigos no período de 2015 à 2020. Os critérios de inclusão foram todos terem relação em estudos com acadêmicos de Enfermagem, Transtorno de Ansiedade na área da Enfermagem e serem publicados dentro do período de cinco anos. Com base nesses critérios foram selecionados cinco artigos com a finalidade de descrever os principais resultados acerca dessa temática. Considerações Finais: Torna-se essencial observar e acompanhar estudantes que demonstrem ter sintomas ansiosos durante a graduação, e desenvolver ações que minimizem a prevalência de casos.

Palavras-chave: Ansiedade; Enfermagem; Universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Luiza de Freitas Lisbôa, Universidade de Vassouras

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

Ulisses Rodrigues Dias, Universidade de Vassouras

Biólogo. Mestre. Integrante Grupo de Pesquisa do CNPq NUPETMAE. Professor do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares, Universidade de Vassouras

Psicóloga. Pós-doutorado pela UERJ. Professora Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras. Líder do Núcleo de Pesquisa CNPq - NUPETMAE. Docente do Curso de Psicologia, da Universidade de Vassouras – Campus Maricá, RJ, Brasil.

Catia Maria Santos Diogo da Silva, Universidade de Vasso

Bióloga. Doutora. Professora do curso de Enfermagem / Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Luther King de Andrade Santana, Universidade de Vassouras

Filósofo. Doutorando em Educação. Professor do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil. 

Elisângela do Nascimento Fernandes Gomes, Universidade de Vassouras

Enfermeira. Mestre. Professora do Curso de Enfermagem, Universidade de Vassouras. RJ, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2022-06-29