EXPERIÊNCIA INICIAL COM A PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE EM ALUNOS DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE VASSOURAS
Palavras-chave:
"Alunos de Medicina" "Pacientes internados" "Hospital Universitário" "Relação médico-paciente" "Humanização"Resumo
A aproximação dos alunos do primeiro período de medicina (PPM), precocemente aos pacientes internados no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), propicia elos precoces na relação médico-paciente, além da participação das questões sociais que envolvem o processo saúde-doença. Humanização na área da saúde é a mudança dos modelos atuais de gestão e atenção, visando enfatizar as necessidades dos pacientes e a promoção da saúde. Importante explorar o lado humano do aluno, futuro médico, que vivenciará progressivas exigências de sua capacidade técnica/tecnológica, em detrimento ao lado afetivo e da empatia. O estudo objetivou desenvolver uma visão humanizada na relação médico-paciente nos alunos do primeiro período do curso de medicina (PPCM). Estudo prospectivo, observacional e transversal no ano de 2017 orientado e coordenado pelos professores do programa de aprendizagem Programa de Aproximação à Prática Médica I (PAPM I), com a participação de alunos da iniciação científica (IC), inseridos no projeto de pesquisa e de extensão, de mesmo nome e de alunos matriculados no PPCM – o calouro humano - da Universidade de Vassouras. No cronograma letivo da PAPMI, o aluno do PPCM é inserido no HUV para início da aprendizagem da coleta de dados da história clínica, nesse momento se alia a visão humanizada do paciente como ser humano. Cada dois alunos de IC acompanham uma dupla de alunos do PPCM duas vezes por semana à todos os pacientes que internarem em um leito pré-determinado do HUV, durante cada semestre letivo. Administrado questionários anônimos e de respostas rápidas múltiplas escolhas: aos pacientes contendo sete perguntas sobre aspectos sociais; aos alunos do PPCM com três perguntas acerca da experiência de participação. Resultados do início da experiencia do ano de 2017, nos somando dois semestres letivos a seguir. Total de 185 alunos PPCM responderam ao questionário: classificaram a experiência como ótima 122 (66%); boa 50 (27%); regular 13 (07%). Sentiram aproximação ao paciente como pessoa 170 (92%), inalterado 15 (08%). Perceberam que atenderam às necessidades do paciente plenamente 125 (68%); parcialmente 60 (32%). Total de 218 pacientes responderam ao questionário: informaram estar plenamente satisfeito com as informações sobre suas doenças 192 (88%); parcialmente satisfeito 22 (10%); insatisfeitos 04 (02%). Declararam estar recebendo atendimento humanizado 215 (98%). Enquanto internados, a prioridade para os pacientes internados era a cura em 169 (78%), atenção dos profissionais de saúde 26 (12%), informações sobre a doença 18 (08%) e atendimento respeitoso 05 (02%). O apoio do estudante de medicina foi considerado como ótima experiencia por 130 (60%) pacientes, como boa por 71 (33%) e como regular por 17 (08%). Em relação aos transtornos gerados pela internação, houve 110 (51%) negativas, 36 (17%) queixaram de dificuldade de comunicação com a família; 25(12%) de problemas pela própria doença; 14 (06%) de problemas com a ausência do trabalho; 13 (06%) de problemas financeiros. Questionados sobre necessidade de algum auxílio durante a internação, por parte dos alunos de PPM: 177 (54%) negaram necessidades; 08(04%) solicitaram laudo médico; 07 (03%) informações sobre sua doença; 04 (02%) contato com seus familiares; 22 (10%) não informaram. A maioria dos alunos considerou a experiência ótima e demonstrou sentimento de proximidade ao paciente como pessoa, o que esteve em sintonia à percepção do paciente que classificou a experiencia de ter um aluno de PPM lhe apoiando como ótima, apesar da maioria não evidenciar necessidade de auxílio durante a internação.
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