Humanizar o humanizado: Universitário Transformador, aperfeiçoando a ótica acadêmica no contexto familiar

Autores

  • Joyce Abreu Rocha
  • Jessyca Abreu Rocha
  • Marcos Antonio Mendonça

Palavras-chave:

relações, responsabilidade, cuidadores, núcleo familiar, humanizar

Resumo

O Projeto Universitário Transformador apropria-se da mudança do modelo biomédico (flexeriano) para o modelo biopsicossocial, impelindo o discente a construir uma relação de confiança e de responsabilidade nas suas atribuições como cuidadores de uma população em sofrimento, que residem em zona rural do município de Vassouras, RJ. Os alunos são orientados a observarem seus pacientes e núcleo familiar de forma dinâmica e correlacionada influenciando no processo de saúde e doença. Considerando este contexto familiar, trataremos de um relato de caso clínico coletado a partir do contato dos acadêmicos, e que objetiva demonstrar a importância de se considerar os aspectos envolvidos no convívio dos assistidos, uma vez que estes interferem decisivamente na construção das relações e por consequência na aceitação das orientações e intervenções eventualmente necessárias. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, E. M. A.; CARBONE, M. H. Saúde da família. Rio de Janeiro: Rúbio, 2009.

MENDONCA, M. A. et al. “O Universitário Transformador” Inserção precoce do aluno de medicina em atividades comunitárias. Rio de Janeiro, Interagir, 2014.

CRUZ, CLS.: FERNANDES, DRF.: PIMENTA, MLP.: OLIVEIRA, LC de. Do pensamento clínico, segundo Foucault, ao resgate do modelo biopsicossocial: uma análise reflexiva. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 11, n. 1, p. 30-39, jan./jul. 2013

Downloads

Publicado

2017-11-30