O lúdico no ensino de Ciências da Natureza: Gincana Água e Energia

Autores

  • Tatiane Rezende Silva

Palavras-chave:

lúdico, ensino de ciências, gincana

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo socializar uma experiência significativa desenvolvida por professores da área de Ciências da Natureza (Biologia/Ciências, Química e Física) do Colégio Estadual Barão de Palmeiras, localizado no município de Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro. A Gincana Água e Energia objetivou a unificação dos conhecimentos científicos com atividades lúdicas, propiciando ao aluno um processo de ensino-aprendizagem baseado na motivação, construção e união da teoria com a prática, motivada pela crise hídrica enfrentada no ano de 2015, afetando áreas essenciais para o homem, como a indústria e agricultura, abastecimento hídrico e geração de energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Rezende Silva

Especialista em Ensino de Biologia e Ciências – Universidade Federal do Rio de Janeiro

-UFRJ - RJ- Brasil.

Professora da Rede Estadual do Rio de Janeiro- SEDUC- RJ- Brasil  

Referências

Oliveira, D.L. de. (1999). Ciências nas salas de aula. Porto Alegre: Ed. Mediação.

Vasconcellos, S.D. & Souto, E. (2003). "O livro didático de ciências no ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico". Ciência & Educação, v. 9, p. 93-104.

Balbino, M. C. (2005). Uso de modelos, numa perspectiva lúdica, no ensino de ciências. Anais do IV Encontro Ibero-Americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola. Lajeado (RS), Univates.

Campos, L.M.L; Bortoloto, T.M.; Felicio, A.K.C. (2008). A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Disponível em: . Acesso em: 10 de julho 2015.

da Silva, A. M. T. B., Mettrau, M. B., & Barreto, M. S. L. (2008). O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 88(220).

Downloads

Publicado

2017-06-01