Resíduos de medicamentos na comunidade

Autores

  • Joseane dos Santos Pinto
  • Paulo Cesar Pereira

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Meio ambiente, Descarte de Medicamentos,

Resumo

Todos os medicamentos têm um papel importante em relação à saúde da população, desde o tratamento de um pequeno machucado, de uma infecção, para o controle de um vírus ou para o controle de doenças crônicas. O consumo de medicamentos tem crescido muito nos últimos anos, pela ampliação do acesso aos serviços de saúde, pelo aquecimento da economia e pela redução de seu custo pela escalabilidade econômica e políticas públicas de distribuição. Estudos anteriores demonstram o alto volume da destinação inadequada dos resíduos gerados pelo uso, em especial pelo desconhecimento dos riscos pelos riscos associados e pela falta de local adequado para o descarte. O trabalho de pesquisa exploratória investigará as práticas relacionadas em comunidades de Paty do Alferes, buscando alternativas para reduzir os riscos ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC nº. 306, de 7 de dezembro de 2004. [Online] Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da União, 10 de dezembro de 2004. Disponível em www.febrafar.com.br/upload/up_images/rdc306.pdf. Acesso em 09/04/2014.

Alvarenga L SV, Nicoletti MA. Descarte doméstico de medicamentos e algumas considerações sobre o impacto ambiental decorrente. Revista saúde. [online]. 2010.; 4: 34-39.

Gasparini JC, Gasparini AR, Frigieri MC. Estudo do Descarte de Medicamentos e Consciência Ambiental no Município de Catanduva-SP. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB. [Online]. 2011.; 2: 38-51.

Ueda J. Impacto Ambiental do Descarte de Fármacos e Estudo da Conscientização da População a Respeito do Problema. Revista Ciências do Ambiente. [on line]. 2009.; 5 (1).

Downloads

Publicado

2016-11-30