Contribuição das Ações de Extensão Universitária na formação do acadêmico de Medicina
Palavras-chave:
Graduação em Medicina, Extensão universitária, Formação acadêmica,Resumo
rata-se de um relato de experiência sobre a influência das ações de extensão universitária sobre o desenvolvimento e formação acadêmica dos alunos do curso de Medicina da Universidade Severino Sombra (USS). A amostra foi realizada por uma acadêmica do terceiro período do curso de Medicina desta universidade após a realização de um minicurso teórico-prático de anatomia humana realizado pela Liga Acadêmica de Anatomia Humana. Objetiva-se demonstrar a importante contribuição de ações desse tipo na formação acadêmica dos alunos envolvidos na organização, assim como ressaltar as implicações benéficas resultantes para os demais participantes como público-alvo do projeto. Concluiu-se que “a diversidade de atividades desenvolvidas pelos estudantes confirma que o processo educacional, sob responsabilidade da instituição, envolve experiências que ultrapassam os limites da sala de aula e das exigências das atividades curriculares obrigatórias e que, ambas, em interação, contribuem com mudanças significativas para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes”¹.Downloads
Referências
Fior CA. Contribuições das atividades não obrigatórias na formação uni-versitária. 2003. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universi-dade Estadual de Campinas, Campinas 2003.
Fior CA, Mercuri, E, Almeida LS. Escala de interação com pares: con-strução e evidências de validade para estudantes do ensino superior. Psico-USF (Impr.), Itatiba. 2011.; 16 (1): 1 - 9.
Tavares AP. O “Currículo Paralelo” dos estudantes de medicina da Univer-sidade Federal de Minas Gerais. Rev. bras. educ. med.; 2007. 31(3): 1-6.
Hamoto Filho PT. Ligas Acadêmicas: motivações e críticas a propósito de
um repensar necessário. Rev. bras. educ.med.Riode Janeiro. 2011.; 35 (4):
-13.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/