Contribuição das Ações de Extensão Universitária na formação do acadêmico de Medicina

Autores

  • Mariana Teixeira da Silveira
  • Fábio Lopes Telles

Palavras-chave:

Graduação em Medicina, Extensão universitária, Formação acadêmica,

Resumo

rata-se de um relato de experiência sobre a influência das ações de extensão universitária sobre o desenvolvimento e formação acadêmica dos alunos do curso de Medicina da Universidade Severino Sombra (USS). A amostra foi realizada por uma acadêmica do terceiro período do curso de Medicina desta universidade após a realização de um minicurso teórico-prático de anatomia humana realizado pela Liga Acadêmica de Anatomia Humana. Objetiva-se demonstrar a importante contribuição de ações desse tipo na formação acadêmica dos alunos envolvidos na organização, assim como ressaltar as implicações benéficas resultantes para os demais participantes como público-alvo do projeto. Concluiu-se que “a diversidade de atividades desenvolvidas pelos estudantes confirma que o processo educacional, sob responsabilidade da instituição, envolve experiências que ultrapassam os limites da sala de aula e das exigências das atividades curriculares obrigatórias e que, ambas, em interação, contribuem com mudanças significativas para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes”¹.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fior CA. Contribuições das atividades não obrigatórias na formação uni-versitária. 2003. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, Universi-dade Estadual de Campinas, Campinas 2003.

Fior CA, Mercuri, E, Almeida LS. Escala de interação com pares: con-strução e evidências de validade para estudantes do ensino superior. Psico-USF (Impr.), Itatiba. 2011.; 16 (1): 1 - 9.

Tavares AP. O “Currículo Paralelo” dos estudantes de medicina da Univer-sidade Federal de Minas Gerais. Rev. bras. educ. med.; 2007. 31(3): 1-6.

Hamoto Filho PT. Ligas Acadêmicas: motivações e críticas a propósito de

um repensar necessário. Rev. bras. educ.med.Riode Janeiro. 2011.; 35 (4):

-13.

Downloads

Publicado

2016-11-30