Educação inclusiva na perspectiva da Educação Matemática e da Tecnologia

Autores

  • Janaína Veiga
  • Júlio César Silva
  • Adriana Maria Balena Tostes
  • Leandro Bastos dos Santos
  • José Luiz Amaral de Souza

Palavras-chave:

Matemática Inclusiva, Pesquisa Etnográfica, Teoria das Situações Didáticas,

Resumo

O presente trabalho faz parte de um projeto em vias de execução desde, informalmente, no segundo semestre de 2011 e, formalmente, primeiro semestre de 2012, direcionado em atuar didaticamente com a aprendizagem da Matemática em pessoas que possuem algum tipo de limitação cognitiva e/ou motora. A concretização do projeto tem a parceria entre a Associação Pestalozzi da cidade de Vassouras-RJ e a Universidade Severino Sombra, quando mais de quarenta participantes frequentam as dependências do campus dessa universidade, sobretudo, no laboratório de Informática, tendo em vista que as ferramentas tecnológicas têm sido um forte aliado. Desde então, diversos trabalhos acadêmicos foram concluídos, e outros se encontram em confecção, entre os quais destacamos dois, já em fase final, de natureza dissertativa: o primeiro trata da aprendizagem geométrica por um indivíduo com Síndrome deDown, pautado na abordagem etnográfica; e, o segundo, estuda a aprendizagem de unção por um sujeito com paralisia cerebral, seguindo os pressupostos didáticos da Teoria das Situações Didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino da Matemática. v. 3. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Rio de Janeiro, 2000

- MARTUCCI, E. M. Estudo de caso etnográfico. Revista de Biblioteconomia de Brasília. 2001.; 25(2): 167-80.

- Piajet J. Psicologia e pedagogia. Trad. Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

- Brousseau G. Introdução ao estudo da teoria da situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.

- Artigue M. A Engenharia didática. In: MACHADO, S.D. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999, p.197-208.

Downloads

Publicado

2016-11-30