Atividades de Extensão para fortalecimento do trabalho da enfermagem – estratégia Seminários Integrados

Autores

  • Marilei de Melo Tavares e Souza
  • Lillia Marques Simões Rodrigues
  • Claudia Mara de Melo Tavares
  • Joanir Pereira Passos

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Estratégias, Trabalhadores,

Resumo

Seminários Integrados é uma estratégia pedagógica que diversifica ações de extensão relacionada a temas na área da enfermagem para propor debate entre trabalhadores da rede de saúde. O presente estudo objetiva relatar as atividades de extensão realizadas por meio da estratégia “Seminários Integrados” voltadas aos estudantes, docentes, enfermeiros e trabalhadores da saúde como recurso para o fortalecimento do trabalho da enfermagem. Trata-se de relato de experiência de atividades realizadas via estratégia Seminários Integrados vinculado ao Curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior no Município de Vassouras - RJ. As atividades ocorreram uma vez por semestre, durante sete anos, totalizando 14 encontros, conduzidas por Discentes e Docentes do período em que ocorrem as apresentações – Mostra TCC. Os “Seminários Integrados”, com duração de 4 horas, cujos participantes são docentes; enfermeiros; profissionais de saúde; discentes de graduação, especialização e mestrado; discentes de Iniciação Científica – PIBIC; Projeto Jovens Talentos para a Ciência e PICTI-JR. Na abertura do evento, ocorre uma performance acerca das práticas em saúde, a fim de promover uma reflexão inicial sobre o que será discutido mais detidamente nas conferências. Constatou-se a partir dos debates uma série de questões que afetam o processo de trabalho e identificação de novas demandas de cuidados, investimento na multidisciplinaridade do conhecimento, aquisição de novas competências profissionais e de formação. Em síntese, esta estratégia constituiu importante ferramenta para mobilizar competências comunicacionais e políticas no âmbito da enfermagem. Por estar articulada ao ensino-serviço-pesquisa-extensão foi de fundamental contribuição tanto para integração ensino-serviço quanto para o fortalecimento do trabalho de enfermagem.

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Publicado

2016-11-30