Manual de campo para alunos de medicina: estratégia otimizadora da prática médica na comunidade
Palavras-chave:
Educação de Graduação em Medicina, Medicina Comunitária, Relações Comunidade-Instituição,Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em medicina preconizam a adoção de metodologias ativas de aprendizagem por meio de uma abordagem problematizadora da realidade observada na prática médica. Este artigo é um relato da experiência advinda com a adoção do manual de campo durante as práticas médicas. No curso de medicina da Universidade Severino Sombra, em Vassouras, sul do Estado do Rio de Janeiro, uma das estratégias viabilizadoras da concretização dessa orientação se deu por meio da elaboração de um manual de práticas de campo para alunos dos períodos iniciais a fim de que pudessem otimizar a realização de ações na comunidade, em especial aquelas executadas nos bairros Ipiranga e Itakamosi, onde é desenvolvido o projeto “O Universitário Transformador na comunidade: pequenas ações, grandes inovações!”. O manual de práticas de campo para alunos do 1º., 2º. e 3º. período do curso de medicina da USS constituiu-se em estratégia otimizadora da atenção à saúde à população, do processo ensino-aprendizagem e também um facilitador da implementação da educação baseada na comunidade.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução no.3, de 20 de Junho de 2014. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em medicina e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf>. Acesso em 20/02/2015.
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