Atividades extensionistas na comunidade e a ressignificação do ensino formal

Autores

  • Daniella Nogueira Silva Mello
  • Maria Cristina Almeida de Souza
  • Edsneider Rocha Pires de Souza
  • Elisa Maria Amorim da Costa
  • Marcos Antônio Mendonça
  • Thiago César de Pádua

Palavras-chave:

Relações comunidade instituição, Universidade, Participação comunitária,

Resumo

A expressão espaço não formal é utilizada para descrever locais, diferentes da escola, onde é possível desenvolver atividades educativas. Oportuniza-se aos alunos, por meio de atividades extramuros, em espaços informais, construírem conhecimento sobre a etiologia multicausal do adoecimento, do necessário cuidado em saúde e também sobre o cotidiano de vida da população, com a qual interagem e compartilham saberes em uma troca mútua de experiências. Descreve-se a otimização da aprendizagem significativa pelos estudantes de medicina da Universidade Severino Sombra (USS), em Vassouras/RJ, por meio do Projeto “O Universitário Transformador na comunidade: pequenas ações, grandes inovações!”, ao utilizarem espaços informais como cenário de atuação para o cuidado em saúde. Experiência viabilizou pleno desenvolvimento das capacidades dos estudantes através de atividades que contribuíram para a ressignificação do processo ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

-Vercelli LCA. Estação ciência: espaço educativo institucional não formal de aprendizagem. Anais do IV Encontro de Pesquisa Discente do Programa de pós-graduação em Educação da UNINOVE. 2011. Disponível em <http://www.uninove.br/PDFs/Mestrados/Educa%C3%A7%C3%A3o/Encontro/24.pdf> Acesso em 29/10/2015.

- Jacobucci, DFC. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica.2008; Revista em extensão, v. 7, p.55- 66.

Woods NN, Mylopoulos M, Brydges R. Informal selfregulated learning on a surgical rotation: uncovering student experiences in context. Adv Health Sci Educ Theory Pract. 2011;16(5):643-53.

- Jesus IS, Sena ELS, Andrade LM. Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2014; 22(5):731-8.

-Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Medicina. 2014. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 29/10/2015.

Downloads

Publicado

2016-11-30