BIOSEGURANÇA: FATOR DETERMINANTE NAS UNIDADES DE ATENDIMENTO À SAÚDE

Autores

  • Leandro da Silva Alves
  • Jonas da Silva Pacheco

Palavras-chave:

Biossegurança, Proteção à saúde, Qualidade de vida,

Resumo

Biossegurança é o conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos ligados às atividades que possam comprometer a saúde humana, em decorrência da adoção de novas tecnologias e fatores de risco a que os trabalhadores das diversas áreas estão expostos. No que concerne à saúde a biossegurança contribui substancialmente para a qualidade, a promoção e proteção à saúde, assegurados nos princípios básicos do Ministério da Saúde. A biossegurança em saúde tem seu foco voltado ao provimento de subsídios técnicos e científicos para a tomada de decisões no sentido de se criar um ambiente laboral mais seguro e sadio. O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da biossegurança contra riscos ambientais e biológicos e analisa mecanismos que possam evitar estas exposições. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica em que se utilizou artigos científicos. A pesquisa conclui que a biossegurança em saúde é fator imprescindível para a consecução de um ambiente de trabalho digno e seguro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Marli Brito Moreira de. Biossegurança, uma visão da história da ciência. Biotecnologia, Ciência & Desenvolvimento, v.3, n.18, p. 42-45, 2001.

ALMEIDA, Ana Beatriz de Sá; ALBUQUERQUE, Marli.Brito Moreira de. Bios- segurança: um enfoque histórico através da história oral. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v.7, n.1, p.171-183, 2000.

ALMEIDA Clara Alice Franco de, BENATTI Maria Cecília Cardoso. Exposições ocupacionais por fluidos corpóreos entre trabalhadores da saúde e sua adesão à quimioprofilaxia. Rev Esc Enferm USP 2007; 41(1): 120-6.

ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Biossegurança. Rev. Saúde Pública, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria nº 792, de 07 de outubro de 1998. Regulamento Técnico que institui as Boas Práticas de Manipulação – BPM em Farmácias. Brasília. 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RCD nº 46, de 18 de maio de 2000. Regulamento Técnico para a Produção e Controle de Qualidade de Hemoderivados de Uso Humano. Brasília. 2000.

BRASIL. Organização Pan-Americana da Saúde. Ministério da Saúde do Brasil (BR). Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde /Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Ciências, Tecnologia e Insumos Estratégicos: Diretrizes Gerais para o Trabalho em Contenção com Material Biológico. Série A. Normas e Manuais Técnicos. 2004. Brasília-DF.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego (BR). Normas Regulamentadoras. Norma Regulamentadora no. 32. Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego; 2005.

BRASIL. Biossegurança em saúde: prioridades e estratégias de ação. MINISTÉRIO DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Brasília – DF, 2010.

COSTA, Marco Antonio Ferreira da; COSTA, Maria de Fátima Barroso da. Biossegurança: elo estratégico de SST. Revista CIPA, v.21, n.253, 2002.

COSTA, Marco Antonio Ferreira da. Construção do conhecimento em saúde: o ensino de biossegurança em cursos de nível médio na Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Ensino de Biociências em Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz,Rio de Janeiro, 2005.

GALLAS, Samanta Rauber; FONTANA, Rosane Teresinha. Biossegurança e a enfermagem nos cuidados clínicos: contribuições para a saúde do trabalhador. Rev Bras Enferm, Brasília 2010 set-out; 63(5): 786-92.

GARCIA, Leila Posenato. ZANETTI-RAMOS, Betina Giehl. Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: uma questão de biossegurança. Cadernos de Saúde Pública, v.20, n.3, p.744-752, 2004.

GUIMARÃES, Reinaldo (org.). Biossegurança em saúde:prioridades e estratégias de ação. MINISTÉRIO DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Série B. Textos Básicos de Saúde. Brasília – DF, 2010.

NEVES, Tatiana Pereira das et al. O conceito de biossegurança à luz da ciência pós-normal: avanços e perspectivas para a saúde coletiva. Saúde soc.vol.16-nº3. São Paulo, Set./Dec. 2007.

PENNA, P.M.M. Biossegurança: uma revisão.Arq. Inst. Biol., São Paulo, v.77, n.3, p.555-465, jul./set., 2010.

PEREIRA, Maria Eveline de Castro et al. Reflexões sobre conceitos estruturantes em biossegurança: contribuições para o ensino de ciências. Ciências & Cognição 2008; Vol 14 (1): 296-303.

ROCHA, Sheila Sotelino; FARTES, Vera Lúcia Bueno. Biossegurança e competência profissional: um novo desafio para a educação no setor saúde. Caderno CRH, Salvador, n. 34, p. 125-140, 2001.

RODRIGUES, Marilda do Amaral Ferraz. Biossegurança: segurança e controle de qualidade. (2008) Disponível em: www.redentor.inf.br/arquivos/pos/publicacoes/15032012Microsoft%. Acesso em 26 de abril de 2013.

SHATZMAYR, Hermann Gonçalves. Biossegurança nas infecções de origem viral. Revista Biotecnologia, Ciência e Desenvolvimento, v.3, n.18, p.12-15, 2001.

SKRABA Irene; NICKEL, Rosiane; WOTKOSKI, Sonia Regina.Barreiras de contenção: EPI e EPCs. In: Mastroeni Marco Fábio. Biossegurança aplicada a laboratório e serviços de saúde. São Paulo (SP): Atheneu; 2006.

Downloads

Publicado

2016-11-30