Reciclagem de polímeros - Proposta para implantação de uma cooperativa de reciclagem de garrafas pet
Palavras-chave:
Reciclagem de polímeros, Reciclagem de PET, Educação Ambiental, Prensa ecológica,Resumo
A poluição mundial chegou a escalas alarmantes e o que fazemos para ajudar a diminuir essa situação ainda é muito pouco perto do que realmente é necessário. Olhando para essa necessidade e a realidade de várias famílias no Brasil, nasceu esse projeto de reciclagem de polímeros termoplásticos, as garrafas PET, que visa, além da conscientização da população, à geração de mais renda para essas famílias. Através da educação ambiental será possível criar oficinas de reciclagem onde serão feitos desde brinquedos a bolsas, bijus e enfeites, os quais poderão tanto ser vendidos pelas famílias da comunidade quanto por elas utilizados. Essas oficinas, além de auxiliar na renda, também servirão para tirar as crianças e jovens da rua em seus tempos ociosos e fazer com que compreendam que uma vida sustentável é o melhor caminho para um futuro melhor. O projeto também visa à construção de uma prensa ecológica por meio da reciclagem do próprio polímero termoplástico para a compactagem de fardos de garrafas PET. Conscientizar à população com palestras e ações comunitárias e efetivar a reciclagem mediante novas tecnologias mais acessíveis. Esse é o foco do projeto. Ao final, o projeto será apresentado ao município de Barra do Piraí para possível implantação e desenvolvimento.Downloads
Referências
http://www.universopedagouni.com/2011/09/jogos-pedagogicos commate-rial.html&h=400&w=400&sz=46&tbnid=P5cQ3pvv9MNBZM:&tbnh=90
&tbnw=90&zooz=1&usg=__xLtXPau9UXUxnpvAyXXXtXPnVh0=&doci
d=lG-wN--h43QpjM&sa=X&ei=VEC_UeyRFtLi4AOgxIBo&sqi=2&ved=
CC4Q9QEwAA&dur=8 Acessado em junho de 2013
A Importância da Educação Ambiental: Sustentabilidade - Adeodato, Sérgio
Jornalista; “Política Nacional de Resíduos Sólidos - A lei na prática” é uma
publicação do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). Di-sponível em: www.cempre.org.br. Acessado em novembro de 2012.
http://www.atitudessustentaveis.com.br/ Acessado em novembro de 2012
http://www.cempre.org.br/ci_2011-0708_capa.php Acessado em maio de
Figura 2. O polimero sai da extrusora em formas.
Fonte: Arquivo pessoal
Figura 3. Após sair da extrusora, o material passa por um resfriador .
Fonte: Arquivo pessoal
Figura 4. Em seguida, as vigas seguem para o corte.
Fonte: Arquivo pessoal
Figura 5. Vigas seguindo para o corte.
Fonte: Arquivo pessoal
Figura 6. Após o corte, as vigas foram encaminhadas para montagem
de móveis e caixa para exposição.
Fonte: Arquivo pessoal
Figura 7. Prensa.
Fonte: Arquivo pessoal
Fernandes et. al., 2015.
Revista Fluminense de Extensão Universitária. 2015 Jan./Jun.; 05 (1): 19-31
&tbnw=90&zooz=1&usg=__xLtXPau9UXUxnpvAyXXXtXPnVh0=&doci
d=lG-wN--h43QpjM&sa=X&ei=VEC_UeyRFtLi4AOgxIBo&sqi=2&ved=
CC4Q9QEwAA&dur=8 Acessado em junho de 2013
&tbnw=90&zooz=1&usg=__xLtXPau9UXUxnpvAyXXXtXPnVh0=&doci
d=lG-wN--h43QpjM&sa=X&ei=VEC_UeyRFtLi4AOgxIBo&sqi=2&ved=
CC4Q9QEwAA&dur=8 Acessado em junho de 2013
&tbnw=90&zooz=1&usg=__xLtXPau9UXUxnpvAyXXXtXPnVh0=&doci
d=lG-wN--h43QpjM&sa=X&ei=VEC_UeyRFtLi4AOgxIBo&sqi=2&ved=
CC4Q9QEwAA&dur=8 Acessado em junho de 2013
&tbnw=90&zooz=1&usg=__xLtXPau9UXUxnpvAyXXXtXPnVh0=&doci
d=lG-wN--h43QpjM&sa=X&ei=VEC_UeyRFtLi4AOgxIBo&sqi=2&ved=
CC4Q9QEwAA&dur=8 Acessado em junho de 2013
&tbnw=122&zoom=1&usg=__XGuul1JfmsjhJQp9Nhinus7qjEU=&docid
=arsdTE3v8Y_KlM&sa=X&ei=Yje_UdXnN7fG4AOn2oBY&sqi=2&ved=
CDYQ9QEwAQ&dur=73 Acessado em junho de 2013
Julho2010%2B036.jpg&imgrefurl=http://terezaetereza.blogspot.
com/2011/09/dia-das-criancas-bolsas-infantis-bom.html&h=1200&w=
&sz=79&tbnid=0LfRALZj39ppDM:&tbnh=92&tbnw=122&zoom
=1&usg=__XGuul1JfmsjhJQp9Nhinus7qjEU=&docid=arsdTE3v8Y_
KlM&sa=X&ei=Yje_UdUdX7fG4AOn2oBY&sqi=2&ved=0CDYQ9QEw
AQ&dur=73 Acessado em junho de 2013
Julho2010%2B036.jpg&imgrefurl=http://terezaetereza.blogspot.
com/2011/09/dia-das-criancas-bolsas-infantis-bom.html&h=1200&w=
&sz=79&tbnid=0LfRALZj39ppDM:&tbnh=92&tbnw=122&zoom
=1&usg=__XGuul1JfmsjhJQp9Nhinus7qjEU=&docid=arsdTE3v8Y_
KlM&sa=X&ei=Yje_UdUdX7fG4AOn2oBY&sqi=2&ved=0CDYQ9QEw
AQ&dur=73 Acessado em junho de 2013
a%2BJogos%2BReciclaveis%2BGeo%2B001.jpg&imgrefurl=http://esco-laagricolacolina.blogspot.com/2009/09/tudo-se-recicla.html&h=300&w=4
&sz=24&tbnid=zyxG2fOI1wGsfM:&tbnh=83&tbnw=111&zoom=1&us
g=__CdAwS67PwgslmyanqX80qVH48lE=&docid=xh7q9Cf1wuPI_M&sa
=X&ei=VEC_UeyRFtLi4AOgxIBo&sqi=2&ved=0CDoQ9QEwBA&dur=6
Acessado em junho de 2013
a%2BJogos%2BReciclaveis%2BGeo%2B001.jpg&imgrefurl=http://esco-laagricolacolina.blogspot.com/2009/09/tudo-se-recicla.html&h=300&w=4
&sz=24&tbnid=zyxG2fOI1wGsfM:&tbnh=83&tbnw=111&zoom=1&us
g=__CdAwS67PwgslmyanqX80qVH48lE=&docid=xh7q9Cf1wuPI_M&sa
=X&ei=VEC_UeyRFtLi4AOgxIBo&sqi=2&ved=0CDoQ9QEwBA&dur=6
Acessado em junho de 2013
a%2BJogos%2BReciclaveis%2BGeo%2B001.jpg&imgrefurl=http://esco-laagricolacolina.blogspot.com/2009/09/tudo-se-recicla.html&h=300&w=4
&sz=24&tbnid=zyxG2fOI1wGsfM:&tbnh=83&tbnw=111&zoom=1&us
g=__CdAwS67PwgslmyanqX80qVH48lE=&docid=xh7q9Cf1wuPI_M&sa
=X&ei=VEC_UeyRFtLi4AOgxIBo&sqi=2&ved=0CDoQ9QEwBA&dur=6
Acessado em junho de 2013
jpg%3F1328135106&imgrefurl=http://www.greennation.com.br/pt/
dica/151/Equipe-GreenNation/Artes-com-materiais-recicl-veis&h=266
&w=399&sz=21&tbnid=p7oL9P80Z9s1oM:&tbnh=83&tbnw=125&z
oom=1&usg=__-j0RFFC076IHvyBZ08vbGq3q4g0=&docid=pKfe9oD
cUuYM&sa=X&ei=ukO_UczjHemB0AGh9IHwCg&ved=0CDEQ9QEw
AQ&dur=610 Acessado em junho de 2013
http://www.universopedagogia.com/2011/09/jogos-pedagogicos-com-mate-rial.html Acessado em junho de 2013
Sebrae Santa Catarina - www.sebrae-sc.com.br Acessado em outubro de
http://www.tjsc.jus.br/SMA3/coleta_seletiva.html Acessado em novembro
de 2012
Zanin, Maria; 12.º Seminário das Comissões Técnicas da ABPol - São Paulo
- SP 08 de maio de 2008 Acessado em setembro de 2012
Mateus, Alfredo Luis; Construindo com pet: como ensinar truques novos
com garrafas velhas. /Alfredo Luis Mateus, Marcos Giovanni Moreira. – São
Paulo: Editora Livraria da Física, 2007
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/