Uma lição sobre a devastação em sonata de outono

Autores

  • Fernanda Cabral Samico
  • Heloisa Caldas

Palavras-chave:

Feminino, Devastação, Parceria, Bergman,

Resumo

Na relação devastada entre uma mulher e sua mãe, é o S( ) que se presentifica como aquilo que há em comum entre ambas. Nos enlaces eróticos femininos, gozo e amor estão costurados em um movimento único e esse caráter imprime uma especificidade. Um traço desta se encontra nas relações devastadoras que algumas mulheres mantém com seus parceiros e com suas mães. Esta condição devastadora entre mãe e filha fica muito bem exemplificada com algumas vinhetas retiradas de nosso cotidiano clínico e com a articulação com o filme Sonata de Outono de Ingmar Bergman. Com riqueza, as personagens Charlotte e Eva ensinam o quanto o laço de devastação pode ser avassalador e imprimir marcas permanentes. O que está em jogo entre Charlotte e Eva é a tentativa de manejar algo que ambas conhecem bem: a aflição de uma demanda infinita de amor incapaz de ser respondida. A mulher devastada, arrebatada pelo gozo Outro, presente em tal laço funesto, não vê outra estratégia a não ser apostar o excesso de seu gozo em vínculos que repetem a catástrofe da demanda infinita de amor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGMAN, I. (1978) Sonata de Outono. Rio de Janeiro: Ed. Nórdica.

BROUSSE, M-H. (2004) “Uma dificuldade na análise das mulheres: a devastação da relação com a mãe” Revista Latusa: A política do medo e o dizer do psicanalista, Rio de Janeiro, v. 9, p. 203-218.

FUENTES, M. J. S. (2004) “O Deserto Real na Devastação”. Revista Latusa: A política do medo e o dizer do psicanalista, Rio de Janeiro, v. 9, p. 141-148.

GRIPP, B. “Forma Sonata”, endereço: http://euterpe.blog.br/analise-de-obra/forma-sonata, acesso em 04/03/2011.

LACAN, J.(2003) O Aturdito (1972) Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. p. 448-497.

_______.(2003) Televisão (1974) Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, p. 448-497.

_________. (1985) O Seminário. Livro 20: mais, ainda (1972-1973). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

MILLER, J-A. (1998) “O Osso de uma Análise”. Revista da Escola Brasileira de Psicanálise. Salvador: Biblioteca Agente, p. 93-131.

SAMICO, F. C. (2011) A relação mãe e filha e a aposta libidinal da mulher. Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise. UERJ

SOLER, C. (2005) O que Lacan dizia das mulheres. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

ZALCBERG, M (2003). A relação mãe e filha. Rio de Janeiro: Ed. Campus-Elsevier.

Downloads

Publicado

2016-11-30