A construção de uma clínica para os CAPS a partir da direção da psicanálise

Autores

  • Valdene Rodrigues Amancio

Palavras-chave:

Centro de atenção psicossocial, Saúde mental, Psicanálise,

Resumo

Este meta-artigo diz respeito a questões sobre o dia a dia dos pacientes e técnicos dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), especificamente no que diz respeito à clínica neste dispositivo. O que é clínica? Temos uma clínica? Que clínica temos? Que clínica para o CAPS? Como construí-la? Os CAPS, em sua maioria, inclusivos, reabilitadores sociais e exibem efeitos aos quais não podemos recusar a dimensão de terapêuticos, mas isso não basta para dizermos que existe uma clínica nos CAPS. A ênfase continua sendo a reinserção social e não o exercício da clínica. Propomos quatro pilares para a construção de uma clínica efetiva para este dispositivo: o diagnóstico estrutural, uma ética para o sujeito, a psicanálise coletiva e a dimensão clínica de rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dissertação (Mestrado em Psicanálise) - Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Saúde Mental no SUS: os Centros de Atenção Psicossocial/ Ministério da Saúde, Secretaria da Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

ELIA, L. Lista de discussão CAPSi na reforma. Resposta política ao atual quadro de saúde mental. Disponível em [email protected]. Acesso em 05 jun. 2011.

GRECO, M. G. Oficina uma questão de lugar. In: COSTA C. L.; FIGUEIREDO, A.C. (Orgs). Oficinas terapêuticas em saúde mental: sujeito, produção e cidadania. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.

GUERRA, A; GENEROSO, C. Desinserção social e habitação: uma contribuição da psicanálise ao campo da saúde mental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL, 4., 2010, Curitiba e CONGRESSO NACIONAL DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL, 10., 2010, Curitiba.O amor e seus transtornos. Curitiba: Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, 2010. Cópia Impressa.

LACAN, J. O Seminário, Livro 7 : a ética da psicanálise (1959-1960). Rio de Janeiro: J. Zahar, 1991.

QUINET, A. Psicose e laço social. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 2006.

Downloads

Publicado

2016-11-30