ATENÇÃO À SAÚDE PRESTADA POR MEIO DO PROJETO IPIRANGA: PERCEPÇÃO DOS PARTICIPANTES. DADOS PRELIMINARES
Palavras-chave:
Relações Comunidade-Instituição, Atenção à saúde, MedicinaResumo
Nos bairros Ipiranga e Itakamosi, em Vassouras, no sul do Estado do Rio de Janeiro, residem cerca de 800 pessoas, que enfrentam dificuldades socioeconômicas e de saúde. A Universidade Severino Sombra atua nestas comunidades por meio doProjeto Ipiranga, queoportuniza a realização deações deeducação em saúde, prevenção a doenças e assistência básica à saúde aos moradores destas localidades. Viabiliza-se assim, uma prática na qual o aluno constrói conhecimento sobre os determinantes socioeconômicos, culturais e ambientais do adoecimentoe aprende a valorizar, desde o início da graduação, a humanização da relação médico-paciente durante as ações profissionais. A percepção dos participantes sobre as atividades realizadas pelo projeto é fundamental paratomada de decisão organizacional, visando à melhoria e aprimoramento da operacionalização das ações.Este trabalho verificou a percepção dos moradores sobre o impacto do projeto nasua qualidade de vida.Os dados foram coletados por instrumento estruturado contendo 12 questões (Escala Servqual modificada), que abordaram temassatisfação, confiança, responsabilidade da equipe, segurança nos integrantes do projeto, impacto na qualidade de vida e alcance dos objetivos.Dos 2 participantes que constituíram a amostra, 88% declarou confiança nas atividadesexecutadas, 94% percebeu a responsabilidade da equipe, 92% se sentiram seguros no momento da visita, 92% consideraram positivo o impacto na qualidade de vida promovido pelo projeto, que atingiu seus objetivos para 100% dos participantes. O cuidado prestado viabilizou o compartilhamento de saberes entre a universidade e a comunidade. Ao contribuir para a qualidade de vida dos moradores, o Projeto Ipiranga ratifica o compromisso social da Universidade Severino Sombra e consolida a via de mão dupla comunidade-universidade, imprescindível ao empoderamento social bem como à graduação de profissionais comprometidos com uma sociedade equânime e justa. Na percepção dos participantes, o projeto contribuiu para a qualidade de vida.
Downloads
Referências
- Ovretveit, J. Health Service Quality: an introduction to quality methods for health services. London: Blackwell, 1992.
-Wensing, M. Elwyn, G. Methods for incorporating patients’ views in health-care. BMJ, 2003;326:877-9.
-Brasil. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES. nº 3, de 20 de Junho de 2014. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduaão em Medicina. Disponível em < http://www.fmb.unesp.br/Home/Graduacao/resolucao-dcn-2014.pdf> Acesso em 20/7/2016.
-Souza MCA, Costa EMA, Júnior JCSC, TeixeiraJCD, Mendonça MA, Gonçalves SJC.Manual de campo para alunos de medicina: estratégia otimizadora da prática médica na comunidade. Revista Fluminense de Extensão Universitária. 2015; 5(2): 23-25.
- Machado MFAS, Monteiro EMLM, Queiroz DT, Vieira NFC, Barroso MGT. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS - uma revisão conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, 12(2):335-342, 200
-Serino SA. Diagnóstico compreensivo simbólico: uma psicossomática para a prática clínica. São Paulo: Escuta; 2001.
- Alheit P, Dausien D. Processo de formação e aprendizagens ao longo da vida. Revista Educação e PesquisaSão Paulo, v.32, n.1, p. 177-197, jan./abr. 2006
- Mann, KV. Theoreticalperspectives in medical education: pastexperienceand future possibilities. Med Ed 2011;45: 60–68.
-Bollela VR, Germani ACCG, CAMPOS HH,Amaral E. Educação Baseada na comunidade para as profissões de saúde: aprendendocom a experiência brasileira. FUNPEC, 2014.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/