Qualificaçāo da prática médica a partir do projeto “O Universitário Transformador na Comunidade: pequenas ações, grandes inovações!”

Autores

  • Thiago César de Pádua
  • Daniella Nogueira da Silva Melo
  • Edsneider Rocha Pires de Souza
  • Maria Cristina Almeida de Souza

Palavras-chave:

Medicina. Humanização da Assistência. Medicina Comunitária

Resumo

Do primeiro ao terceiro período do curso de Medicina, os estudantes da Universidade Severino Sombra (USS) realizam atividades nas comunidades localizadas na periferia do município de Vassouras (RJ), por meio do Projeto "O Universitário Transformador na Comunidade: pequenas ações, grandes inovações!" (Auxílio financeiro da FAPERJ). Através de visitas domiciliares às famílias cadastradas, os estudantes identificam os determinantes do processo saúde-doença, aprimoram relacionamento interpessoal e praticam uma atenção básica humanizada e acolhedora. A partir dessas visitas, as habilidades cognitivas e motoras dos alunos evoluem gradativamente de modo que, ao atuarem nos ambulatórios das especialidades clínicas, a partir do sexto período, tornam-se mais confiantes, articulam teoria e prática, criam otimamente uma relação médico-paciente, assistem satisfatoriamente os pacientes, contribuindo para graduarem-se em profissionais humanizados e tecnicamente capazes de prestar um cuidado resolutivo. Os estudantes, ao problematizarem em sala de aula as situações observadas na comunidade, constroem conhecimento contextualizado sobre as doenças de maior prevalência entre os moradores que participam do projeto. Com isso, têm a oportunidade durante as práticas médicas nos ambulatórios, de compreender o processo de adoecimento e entender o paciente como um ser biopsicossocial. O Projeto "O Universitário Transformador na Comunidade: pequenas ações, grandes inovações!" contribuiu para a prática dos discentes, assegurando confiança e destreza nos ambulatórios de clínicas médicas ao longo da graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília, 2014.

-Souza MCA, Mendonça MA, Costa EMA, Gonçalves SJC, Teixeira JCD, Almeida Júnior EHR et al. O Universitário Transformador na comunidade: a experiência da USS. Rev. bras. educ. med. 2014;38(2):269-274.

-Souza MCA, Teixeira JCD, Almeida Júnior EHR, Costa EMA, Gonçalves SJC, Côrtes Júnior JCS. Relato de Inovação Pedagógica na abordagem da Ecologia médica

Rev. bras. educ. med. 2015;39(4):597-601.

Downloads

Publicado

2016-12-16